O governador Wanderlei Barbosa nomeou Ronan Dorneles de Sousa como presidente da Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM), que é o órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
O ato foi publicado no Diário Oficial do Estado do Tocantins Nº 6750, dessa terça-feira, 4, e o gestor inicia seu trabalho na pasta com o compromisso institucional de manter a harmonia nas relações de consumo, de reforçar a confiança da sociedade tocantinense nos produtos da indústria e comércio do país e no fortalecimento da credibilidade dos empresários nas medições e na qualidade das mercadorias produzidas. “É uma honra estar nessa importante missão, contribuindo com o setor produtivo e colaborando com o desenvolvimento do nosso estado”, destaca o presidente da AEM.
Perfil profissional
Graduado em Psicologia, tem ampla experiência no serviço público com atuação no Legislativo Estadual e Federal, como Assessor Parlamentar e como gestor no Governo do Tocantins, na Secretaria da Administração, na Secretaria da Cidadania e Justiça e na Junta Comercial do Tocantins (Jucetins). Além da atuação profissional, conta com capacitações na área de negócios e de direito do consumidor. Em sua gestão, a prioridade será atuar em concomitância com as ações pactuadas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), já que a AEM é membro integrante da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade Industrial (RBMLQI) e o órgão delegado do Inmetro no Tocantins. Para isso será pautada na legalidade, eficiência e transparência das ações da pasta.
Metrologia
É missão da Agência de Metrologia o fomento da competitividade legal das empresas do Tocantins e a busca pelo crescimento da confiança da sociedade nas medições e nos produtos, por meio da metrologia e da avaliação de conformidade, promovendo a melhoria constante da qualidade. O novo gestor da pasta pretende investir em tecnologia, laboratórios, equipamentos e espaços adequados para os procedimentos de medição e análise, a fim de assegurar cada vez mais a qualidade dos produtos e a concorrência legal entre as instituições. (SecomTO)