Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Luciana Pires/Secom Palmas

Foto: Luciana Pires/Secom Palmas

De autoria do Executivo, a proposta que cria a Escola Estadual Maria Ribeiro de Oliveira, no Distrito de Buritirana, em Palmas é uma das matérias encaminhadas para a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Assembleia Legislativa. Os novos membros da Comissão Permanente foram indicados pelos blocos partidários nessa quarta-feira, 12, mas ainda não definiram o presidente e vice, que serão escolhidos por votação.

A Escola Estadual de Buritirana ofertará o ensino médio e funcionará em uma modalidade diferenciada, levando em consideração as potencialidades agrícolas da região, favorecendo a formação de profissionais que possam atuar neste segmento. A escola terá quadra poliesportiva, refeitório, seis salas de aula e ambiente para fazer o dormitório dos alunos. O valor  do investimento é de R$ 5.898.000,00 em mais uma ação do Programa de Fortalecimento da Educação (Profe).

O Distrito de Buritirana atualmente conta apenas com escola de ensino fundamental, os alunos que precisam cursar o ensino médio precisam se deslocar até a escola mais próxima que fica no distrito de Taquaruçu.

O projeto de criação da escola, tem como finalidade cumprir os princípios estabelecidos na Constituição Federal e Estadual, no que tange ao direito à educação e à gestão democrática do ensino público, bem como com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

Homenagem

A escola será denominada Maria Ribeiro de Oliveira em homenagem a servidora que atuou como merendeira e dedicou sua vida à comunidade escolar e ao bem - estar dos alunos. Ao denominar a Escola o autor justifica em sua mensagem o reconhecimento da trajetória da servidora e reafirma o compromisso do Estado com a valorização de personalidades que contribuíram significativamente para a educação  e o desenvolvimento social. (AL/TO)