A Prefeitura de Porto Nacional, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu capacitação voltada aos servidores da saúde, representantes do Hospital Regional e acadêmicos do Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos — (ITPAC). O evento aconteceu no auditório do Anexo II e objetivou fortalecer o conhecimento técnico e prático sobre a Raiva Humana.
A principal finalidade do encontro foi atualizar os profissionais acerca dos protocolos de prevenção, diagnóstico e tratamento da doença, reforçando também a importância da notificação e da gestão apropriada de casos suspeitos.
“Esta formação é de grande importância, já que nosso propósito é atualizar os servidores sobre os protocolos de atendimento relacionados a esta doença. É fundamental que estejam adequadamente preparados, esclarecidos e conscientizados sobre a seriedade da doença, para poderem receber os pacientes e intervir de maneira eficiente, prevenindo o avanço e a ocorrência de casos letais”, pontuou Cristiane Nunes, secretária de Saúde de Porto Nacional.
Anilza Leone, técnica de Encerramento das Notificações e Acompanhamento dos Agravos em Relação à Antirrábica, destacou a importância de que o município não tem nenhum caso ativo da doença. “Estamos capacitando continuamente nossos profissionais de saúde, sendo a porta de entrada do sistema e o primeiro contato com a população. Nós não temos nenhum caso de raiva humana registrado no nosso município, mas isso não significa que devemos facilitar, pelo contrário, a raiva é uma doença grave, com quase 100% de letalidade após o aparecimento dos sintomas”, disse Anilza.
A ação visa aprimorar ainda mais os profissionais de saúde do município, assegurando um serviço seguro e eficaz à população, especialmente em possíveis casos de enfermidade, que é séria e requer uma resposta rápida.