O Dia da Matemática é comemorado em várias partes do mundo, e sua origem está ligada a valorização da importância dessa ciência em diversas áreas do conhecimento e na vida cotidiana. A data é celebrada em diferentes dias, dependendo do país, mas muitos optam por comemorar em 14 de março, curiosamente, devido à forma como a data pode ser escrita no formato americano (3/14), que representa o número π (pi), aproximadamente 3,14.
No Brasil, celebra-se este dia em 6 de maio. Essa data foi escolhida em homenagem ao matemático brasileiro Júlio César de Mello e Souza, conhecido pelo pseudônimo Malba Tahan, nascido em 1895 de uma segunda-feira, no sexto dia de nosso 5º mês. Malba Tahan foi um grande divulgador da matemática, autor de diversos livros que buscavam tornar a matemática mais acessível e interessante para o público em geral, especialmente para os jovens.
Durante essa celebração, diversas atividades são organizadas, como oficinas, palestras, competições e iniciativas que buscam despertar o interesse dos estudantes pela matemática. Tem-se por objetivo mostrar sua relevância em diversas áreas do conhecimento, na vida cotidiana e promover reflexões sobre o papel dessa ciência no desenvolvimento humano e na solução de problemas globais, promovendo a criatividade e o pensamento crítico.
A aproximação dos estudantes com essa fantástica área pode se dar com oficinas em que os alunos apliquem conceitos matemáticos em situações do dia a dia, como medições, construções de objetos ou resolução de problemas reais. É possível trabalhar de modo lúdico com a realização de torneios ou competições de matemática, como jogos de raciocínio lógico, quebra-cabeças e desafios matemáticos estimulando o espírito de equipe e a competitividade de forma saudável. Integra-se, também, esse universo dos números com outras disciplinas, como ciências, arte e história, criando maquetes ou gráficos sobre cálculos matemáticos. Ademais, atualmente é corriqueiro o uso de aplicativos e de jogos on-line que abordem conceitos matemáticos de maneira interativa. Usa-se, além disso, ferramentas como softwares de geometria dinâmica ou plataformas de aprendizado online tornando essa ciência exata muito mais atrativa. Dentre outras, essas são algumas estratégias que podem contribuir para a construção do conhecimento matemático junto aos estudantes.
Em suma, esses planos táticos apresentados demonstram que a relação números x estudantes pode ser dinâmica e prazerosa, indo além da memorização de fórmulas. Ao conectar a matemática com o cotidiano, promover atividades lúdicas e integrá-la a outras áreas do conhecimento, é possível despertar o interesse dos alunos, desenvolver o raciocínio lógico e prepará-los para aplicar esses conhecimentos em diversas situações, construindo um aprendizado mais significativo e duradouro.
*Cleiton Rodrigues dos Santos é doutor em Educação e professor de Matemática no Colégio Marista de Brasília.