Entre os dias 1° a 4 de setembro, o Sistema Fecomércio – Sesc - Senac Tocantins esteve presente pela primeira vez na Semana da Cultura e Gastronomia, onde realizou mais de 700 atendimentos, por meio do Senac e Sesc. O evento é promovido pelo Departamento Nacional do Senac, em parceria com o Sesc, em Brasília (DF), e tem como objetivo valorizar a diversidade cultural e gastronômica das diferentes regiões do país.
A participação da Regional do Tocantins pela primeira vez na programação nacional, reforçou o compromisso do Senac em promover a qualificação profissional na área da gastronomia, ao mesmo tempo em que divulga e preserva os sabores e saberes regionais. Já o Sesc Tocantins levou uma programação que divulgou e exaltou a nossa cultura local, por meio de manifestações artísticas e musicais do Estado, através da exposição de peças de artesanato e bonecos que fazem parte da exposição “Ritxoko: Uma ancestralidade do Povo Iny e apresentações do artista Claudivan Santiago.
Experiência gastronômica com identidade tocantinense
A programação teve início com uma aula-show no Centro de Aperfeiçoamento em Gastronomia (CEAG), conduzida por profissionais do Senac Tocantins, que apresentaram a Paella Tocantinense, prato especialmente elaborado para o evento, preparado com ingredientes locais e técnicas contemporâneas. A experiência foi acompanhada por degustações e contextualização cultural, ressaltando a riqueza e originalidade da culinária regional.
Nos dias subsequentes, o Tocantins esteve presente nos Restaurantes-Escola do Senac no Distrito Federal, na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, com cardápios exclusivos que evidenciaram a pluralidade e a sofisticação dos ingredientes do Estado. Preparações como ceviche de caju, lombo de pirarucu no óleo de coco babaçu, risoto de chambari e sobremesas à base de buriti e pequi foram destaques, proporcionando ao público uma imersão na identidade gastronômica tocantinense.
Valorização da cultura e fortalecimento institucional
Segundo a diretora regional do Senac, Claudia Oneide Silva, a atuação do Senac Tocantins neste evento reafirma a missão institucional de formar profissionais qualificados e de difundir a gastronomia como expressão cultural e vetor de desenvolvimento social e econômico. “Ao levar a cozinha tocantinense para o cenário nacional, a instituição não apenas apresentou a diversidade dos sabores locais, mas também evidenciou o potencial do Estado como referência na gastronomia regional”, disse. (Senac/TO)