Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Brcidades Tocantins

Foto: Brcidades Tocantins

Moradores do Morro do Água Fria, na região norte de Palmas, denunciam que centenas de pessoas, incluindo crianças, idosos e cidadãos com deficiência, estão há mais de duas semanas sem água potável.

Em documento enviado à Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a Associação de Moradores denunciou que funcionários da BRK têm atuado de forma truculenta e intimidadora, invadindo lotes, cortando mangueiras, destruindo materiais e até utilizando capuzes para não serem reconhecidos, sempre em operações realizadas por equipes em vários veículos. 

A comunidade, orientada a manter a calma para não ser criminalizada, afirma viver em total desamparo, privada do básico para sobreviver.

O Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento (ONDAS) lembra que desde 2010 a ONU reconhece a água e o saneamento como direitos humanos fundamentais, tão essenciais quanto a própria vida. 

De acordo com a BrCidades Tocantins - braço da rede nacional que tem o objetivo de lutar por transformação social - ainda que o território não seja regularizado, negar água significa violar a Constituição e colocar em risco a vida e a dignidade das famílias.

Os moradores, junto ao BrCidades Tocantins, denunciam publicamente essa situação e cobram providências imediatas da concessionária BRK e das autoridades competentes.

Foto: Brcidades Tocantins

Sonho Meu 

No Setor Sonho Meu, como revelou o vereador Thiago Borges (PL) em sessão na Câmara de Palmas na semana passada, além da poeira, os moradores também sofrem falta de água. "Um dos líderes comunitários me falou do Setor Sonho Meu. Quem conhece o Sonho Meu sabe muito bem que lá ainda carece de pavimentação asfáltica, que nessa época de seca a poeira é absurda, questão de alergia respiratória, e ainda está há cinco dias sem o fornecimento de água", criticou. 

Veja também: Falta de água e esgoto à céu aberto em Palmas; vereadores cobram respostas à BRK 

BRK 

Por meio de nota enviada ao Conexão Tocantins, a BRK explicou apenas que o abastecimento de água no Setor Sonho Meu está operando "totalmente normalizado". 

Confira a nota da BRK na íntegra:

"A BRK informa que o abastecimento de água no setor Sonho Meu (que abrange 07 comunidades) está operando totalmente normalizado. A concessionária segue realizando avaliações técnicas na região para garantir que não haja a interrupção do serviço de distribuição de água. A empresa reforça seu compromisso com a qualidade dos serviços prestados e permanece à disposição da comunidade por meio do telefone 0800 644 0195."