A Volkswagen do Brasil celebra o marco de 300 mil Nivus produzidos no País. As duas versões do modelo, Novo Nivus e o esportivo Nivus GTS, são fabricadas na unidade Anchieta, localizada em São Bernardo do Campo (SP). O Novo Nivus e o Nivus GTS contribuem para que a Volkswagen siga firme na liderança de vendas de SUVs no Brasil, o principal segmentos do País. Também integram a Família SUVW o Novo T‑Cross, Tera, Taos, Tiguan e ID.4. Os sete SUVs já somam 133.576 unidades emplacadas neste ano (jan-set).
Lançado em 2020, o Nivus revolucionou o mercado, sendo o primeiro modelo Volkswagen totalmente desenvolvido na Região América do Sul e também produzido na Europa, na fábrica de Pamplona (Espanha), com o nome Taigo.
O Nivus também foi um marco na indústria automotiva nacional pelo pioneirismo em design, inaugurando a tendência de modelos cupê no Brasil. Outra inovação do modelo é que foi o primeiro da Volkswagen do Brasil desenvolvido 100% com protótipos virtuais nas etapas iniciais, revolucionando o processo de desenvolvimento de produto com a mais alta tecnologia; protótipos físicos também foram usados nos testes finais do modelo.
O Novo Nivus e Nivus GTS integram os sete modelos já lançados no Brasil dentro da atual ofensiva Volkswagen de 21 novos veículos para a Região América do Sul até 2028, com investimentos de R$ 20 bilhões. O Nivus GTS, lançado em 2025, inaugurou o resgate da esportividade Volkswagen. Em seguida, a VW lançou o Golf GTI e o Novo Jetta GLI, completando seu trio Legends.
O Novo Nivus, lançado em 2024, inaugurou uma nova era de conectividade para a Volkswagen do Brasil com o novo VW Play Connect de 10,1 polegadas e o novo aplicativo Meu VW 2.0.
“O Volkswagen Nivus simboliza a alta capacidade de inovação e a criatividade dos nossos times, aliadas à tecnologia da Volkswagen do Brasil. Primeiro modelo totalmente desenvolvido em nossa região e produzido também na Europa, com o nome Taigo, o Nivus revela a força da nossa Engenharia, do Design e da Produção Volkswagen. Fabricar 300 mil unidades, em tão pouco tempo, demonstra a relevância do Nivus, que conquistou os brasileiros ao estrear a tendência cupê, além de contribuir com a liderança consolidada da Volkswagen no segmento de SUVs, que é o mais importante do mercado brasileiro. E o Nivus GTS, lançado neste ano, é um novo marco, iniciando o resgate da esportividade que está no DNA VW, que em seguida teve o trio Legends completo com os modelos Golf GTI e Novo Jetta GLI”, afirma Ciro Possobom, presidente e CEO da Volkswagen do Brasil.
"É um orgulho para nós da fábrica Anchieta ser a casa do Nivus, que se tornou uma referência em inovação, conectividade e design. Cada Nivus que sai da nossa linha de montagem carrega a tradição dos 65 anos da fábrica de São Bernardo do Campo e, ao mesmo tempo, a inovação da Volkswagen. Chegar no marco de 300 mil unidades é a prova da excelência que o nosso time pode atingir”, diz o Plant Manager da fábrica Anchieta, Leandro Oliveira.
Maior fabricante
Com 26 milhões de unidades produzidas, um marco alcançado em agosto de 2025, a Volkswagen do Brasil é a maior fabricante de automóveis da história no País. Há 72 anos no Brasil, a marca é responsável por 26% das 100 milhões de unidades fabricadas pelo setor, sendo protagonista em volume de produção, gerando empregos e contribuindo com o desenvolvimento econômico. Mais de 200 mil colaboradores ajudaram a construir a história de sucesso da Volkswagen do Brasil nessas mais de sete décadas.
O marco de 26 milhões de unidades contempla a produção das três fábricas de automóveis da Volkswagen do Brasil: Anchieta (em São Bernardo do Campo, SP, inaugurada em 1959, sendo a primeira fábrica da Volkswagen fora da Alemanha), Taubaté (SP, inaugurada em 1976) e em São José dos Pinhais (PR, inaugurada em 1999), com motores fabricados na unidade de São Carlos (SP, inaugurada em 1996).
Em 2025, a Volkswagen também completou 1 milhão de unidades do Polo produzidas no Brasil. Exatamente no ano em que o Polo celebra 50 anos no mundo, sendo um ícone da indústria automotiva, com mais de 20 milhões de unidades emplacadas globalmente. No Brasil, o Polo segue como o carro de passeio mais vendido do País e líder entre os hatches, com 93.711 unidades emplacadas neste ano (jan-set).
Investimentos de R$ 20 bilhões
A Volkswagen investe R$ 20 bilhões até 2028 na América do Sul, com uma ofensiva robusta de 21 lançamentos até a mesma data na região. Destaque para a breve chegada dos híbridos desenvolvidos localmente, dando início a uma nova era de hibridização da marca na região. Desse total, sete modelos já foram lançados no Brasil: Novo T‑Cross, Nova Amarok, Novo Nivus, Nivus GTS, Tera, Golf GTI e Novo Jetta GLI.
Do total de investimentos, R$ 16 bilhões são para o Brasil e contemplam projetos inovadores e com foco em descarbonização para as quatro fábricas. A Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), terá 2 veículos inéditos. A fábrica de São José dos Pinhais (PR) contará com uma pick-up inédita. A unidade de Taubaté (SP) já está produzindo o SUV Tera e a fábrica de motores de São Carlos (SP) terá um novo propulsor ainda mais inovador e eficiente para veículos híbridos.
Além dos produtos, a ofensiva inclui a chegada de uma nova plataforma (projeto MQB Hybrid) inovadora, tecnológica, flexível e sustentável. A nova arquitetura eletrônica permite mais conectividade e oferece ainda mais segurança por meio da tecnologia de ADAS (Advanced Driver Assistance System), além de mais conforto e aumento do espaço interno. Desenvolvida com a participação da Engenharia da Volkswagen do Brasil especialmente para a Região América do Sul com os mais avançados recursos de tecnologia de simulação da virtualidade, a nova plataforma envolveu a capacitação de equipes e uma produção altamente tecnológica.
Marcos de produção da Volkswagen do Brasil na história (em unidades de veículos)
Julho de 1970: 1.000.000
Novembro 1979: 5.000.000
Maio 1994: 10.000.000
Maio 2005: 15.000.000
Maio 2012: 20.000.000
Junho 2023: 25.000.000
Agosto 2025: 26.000.000
Produção de cada fábrica no Brasil:
Anchieta: 14,9 milhões de veículos
Taubaté: 7,9 milhões de veículos
Curitiba: 3,2 milhões de veículos
São Carlos: 14,4 milhões de motores
Modelos mais produzidos na história da Volkswagen do Brasil:
Gol: +8,5 milhões de unidades (líder de vendas no mercado brasileiro por 27 anos consecutivos, de 1987 a 2014; modelo mais produzido, mais vendido e mais exportado da indústria nacional)
Fusca: +3 milhões (líder de vendas por 24 anos consecutivos, de 1959 a 1982)
Fox: + CrossFox: 2,1 milhões
Saveiro: 1,7 milhão
Kombi: 1,5 milhão
Voyage: 1,5 milhão
Polo: 1,11 milhão
Brasília: 950 mil
Parati: 912 mil
T‑Cross: 564 mil
Golf: 550 mil
Nivus: 300 mil.