Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Vice-presidentes e diretores da Associação Comercial e Industrial de Palmas (ACIPA) entregaram carta de retorno às atividades da diretoria executiva da entidade, após um período de afastamento motivado pela discordância em relação à permanência do atual presidente, Joseph Madeira, que segue sob investigação da Polícia Federal e impossibilitado de se reunir com o governador do Estado.

O retorno marca uma nova etapa do movimento interno que busca fortalecer a governança, a transparência e a integridade institucional da entidade, considerada uma das mais representativas do setor produtivo do Tocantins.

Em documento protocolado nesta semana, na sede da ACIPA, os vice-presidentes Adhemar José Pedreira e Rudiney Moreira solicitaram o início imediato dos procedimentos de auditoria independente das contas da instituição referentes ao exercício a partir de 2023. O pedido, segundo os dirigentes, não depende de deliberação assemblear para ter andamento, por se tratar de uma medida técnica e administrativa de controle interno. “A auditoria é uma iniciativa preventiva e institucional, voltada a garantir segurança contábil, boa governança e transparência nas ações da ACIPA”, destacaram Adhemar Pedreira e Rudiney Moreira.

Além da auditoria, também foi protocolado o pedido de inclusão, na pauta da próxima Assembleia Geral Extraordinária (AGE), da votação do novo Estatuto da ACIPA que prevê aprimoramentos nos mecanismos de controle e de representatividade da associação. Segundo os vice-presidentes, a decisão pelo retorno dos diretores afastados reflete o compromisso com o equilíbrio e o fortalecimento da entidade. “Estamos conduzindo cada etapa com serenidade, legalidade e responsabilidade institucional, buscando garantir que todas as decisões da ACIPA sejam tomadas com base técnica, documental e jurídica sólida. Nosso compromisso é preservar a credibilidade da instituição e o ambiente associativo que representa milhares de empresários de Palmas”, afirmou o vice-presidente Rudiney Moreira.

Em paralelo se mantém também um abaixo-assinado que busca a assinatura de associados da Acipa em apoio ao movimento para a transparência, governança e afastamento do presidente Joseph Madeira até a finalização das investigações. O documento já conta com 90 assinaturas. (Precisa/AI)