A Secretaria Municipal de Infraestrutura e a Secretaria de Desenvolvimento Distrital de Luzimangues começaram, nesta terça-feira, 21 de outubro, o trabalho de remoção de toda a estrutura irregular de comércios improvisados na Orla de Luzimangues. A ação é feita em conjunto com a Guarda Municipal e Polícia Militar.
De acordo com a Prefeitura, a remoção é necessária porque o local receberá, nos próximos dias, o início das obras de revitalização completa do espaço, com instalação de um novo píer, pista para caminhada, estacionamento de bicicleta, paisagismo, novos bancos, dois restaurantes, barracas de comércio padronizadas e muitas outras melhorias. A ordem de serviços para essas obras já está assinada.
A gestão assegura que a obra colocará Luzimangues em uma nova etapa, transformando a Orla em um grande ponto turístico e atrativo do Tocantins. Ao todo, serão investidos quase R$ 5,5 milhões, dinheiro proveniente do Governo Federal através de emenda parlamentar do deputado federal Carlos Gaguim, parceiro de Porto Nacional.
A Prefeitura ressalta que a remoção da estrutura irregular está sendo feita após longo período de tentativa de diálogo e convencimento. Nesse processo, o município não poupou esforços para que esse trabalho fosse feito da forma mais pacífica possível.
"Importante ressaltar, ainda, que em todos os anos os comerciantes ocupam aquele espaço para a Temporada de Praia Porto Verão, sempre contando com o apoio municipal. Ao fim da temporada, os próprios comerciantes saem do local voluntariamente, algo que desta vez não aconteceu, trazendo muitos transtornos para o projeto de qualificação completa da orla", destacou a Prefeitura.
Confira imagens do novo projeto para a orla: