Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

agora a produção de roupas, para atender o mercado local, organizadas numa associação das costureiras, que está instalada no Centro de Confecções de Caseara. O subsecretário da Indústria e Comércio, Marcelo Cordeiro, prestigiou a solenidade de entrega de certificado neste sábado, 11, representando o secretário da Indústria e Comércio, Eudoro Pedroza. "Vocês podem até continuar sendo chamadas de costureiras, mas de agora em diante são pequenas empresárias da área de confecção", declarou, em seu pronunciamento direcionado às formandas.

Durante a solenidade, a primeira dama do município, Ildislene Santana, lançou a grife Bichos do Cantão, marca dos produtos moda praia que serão confeccionados pelo projeto. Muitas peças da coleção chamaram a atenção do público, ao serem apresentadas durante desfile de moda que marcou a solenidade de formatura. A primeira dama explica que, em função do desfile de encerramento do curso, não pode comercializar as peças durante a temporada.

Para o prefeito Valter Santana (PMDB), o apelo ecológico da coleção que faz referência aos animais do Parque do Cantão, tem tudo para fazer sucesso. Segundo ele, além da qualidade, vende as belezas da região, ao mesmo tempo em que serve de alerta contra as ameaças que sofrem os animais da Ilha do Bananal.

O público presente à Feira Coberta da cidade, decorada especialmente para o evento, vibrou com a desenvoltura dos modelos na passarela, crianças, jovens e adultos da própria comunidade, que aceitaram participar do desfile como forma de valorizar as roupas produzidas na sua cidade. O prefeito Valter Ferreira Santana (PMDB) informa que a Prefeitura vai ser um grande cliente do projeto. Ele garante que vai encomendar uniformes dos servidores e de estudantes como forma de incentivar o projeto e trazer economia para os cofres públicos. "Vamos continuar apoiando o Zig Zag de Caseara, agora com cursos de Orientação sobre Gestão e Comercialização", anunciou o subsecretário Marcelo Cordeiro, ao falar da nova etapa do projeto.

Projeto Zig Zag

O Zig Zag é um projeto de geração de emprego e renda realizada pelo governo do Estado, por meio da Secretaria da Indústria e Comércio em parceria com as prefeituras. O Projeto caminha a passos largos para atingir o seu objetivo de fortalecer a economia dos municípios contemplados, através da indústria de confecção. O projeto está implantado em 12 municípios do Estado e beneficia 600 costureiras. 37 delas são de Caseara. Durante o período de aperfeiçoamento foram produzidas 1.700 peças, alcançando um faturamento de R$ 2,8 mil, que vão ser investidos em máquinas para melhorar ainda mais o acabamento das confecções.

Secom