Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Contemplado no programa municipal de incentivo cultural "Palmas pra Cultura", promovido pela Prefeitura Municipal, o espetáculo Bonequinha de Pano, do Grupo teatral Chama Viva, estréia nesta sexta, 05, no Theatro Fernanda Montenegro.

Primeira obra escrita para o teatro pelo consagrado escritor Ziraldo, o espetáculo chega aos palcos tocantinense dirigido pelo cuiabano Sandro Lucose e encenado pelas atrizes Marcélia Belém e Marcela Ribeiro.

O espetáculo ficará em cartaz no Theatro Fernanda Montenegro do dia 05 ao dia 08 de outubro. A estréia acontece nesta sexta-feira, às 20 horas. No sábado, 06, e no domingo, 07, as sessões acontecem às 17h e 20h. Já na segunda-feira, 08, o espetáculo será encenado para escolas da rede pública do estado.

Os ingressos estão sendo vendidos pelo valor de R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia). Assinantes e leitores do Jornal do Tocantins pagam meia-entrada com a apresentação do Cartão do Assinante ou do anúncio publicado no Jornal.

A temporada tem patrocínio da Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal da Educação e Cultura, e apoio do Cartão do Assinante.

A Peça

A peça Bonequinha de Pano é o primeiro texto teatral do escritor Ziraldo, feito para todas as idades e para ser interpretado por uma única atriz. A encenação de Sandro Lucose transforma o espetáculo solo numa versão para duas atrizes. Marcélia Belém, no primeiro ato, dá vida à boneca Pitucha, enquanto que no segundo ato Marcela Ribeiro viverá Leninha, que já adulta vai reencontrar Pitucha no sótão da casa de sua avó. Neste reencontro as duas revivem as lembranças de grandes momentos da infância: separação de pais, sexualidade, conquista, fidelidade, auto-estima, perdas da vida e outras questões.

Rica em imagens e conteúdos como deve ser uma peça infanto-juvenil, Ziraldo em sua obra trata temas importantes que geralmente são ensinados para as crianças de forma pejorativa. A encenação de Sandro Lucose valoriza todos estes temas abordados pelo autor a fim de garantir um espetáculo para o público de todas as idades.

Com informações Ascop e Chama Viva Cia. de Teatro do Tocantins.