Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional está reunida pode votar a Mensagem 82/07, do Poder Executivo, que prevê a adesão da Venezuela ao Mercosul. Segundo o relator, deputado Dr. Rosinha (PT-PR), já há acordo para votação da matéria.

Na semana passada, deputados e representantes da Câmara Venezuelana Brasileira de Comércio e Indústria se reuniram com o presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia, para pedir a aprovação da proposta. Segundo Dr. Rosinha, menos de 1% dos empresários se opõe à entrada da Venezuela no Mercosul.

Durante a reunião, o deputado e ex-presidente da Câmara Aldo Rebelo defendeu a aprovação do texto. Segundo ele, a integração plena do Brasil ao Mercosul, para os estados da região Norte e Nordeste, só terá eficácia com a entrada da Venezuela.

Governadores são favoráveis

A Câmara Venezuelana Brasileira de Comércio e Indústria, através da revista Venbras entrou em contacto com os governadores da Região Norte e Nordeste do Brasil, para indagar a opinião sobre a entrada da Venezuela no Mercosul. Marcelo Miranda, governador de Tocantins, se manifestou favorável.

Para o governador "o fortalecimento do Mercado Comum do Sul compreende, necessariamente, a integração das nações irmãs. A efetivação da Venezuela como membro deste bloco econômico precisa obedecer a um processo natural, já que a moeda mais forte do Mercosul deverá ser, sempre, a sua estabilidade política. Com o amadurecimento das relações institucionais entre Brasil e Venezuela, e o fortalecimento do intercâmbio econômico entre os dois países, beneficiando, sobretudo, os estados brasileiros das regiões Norte e Nordeste, este caminho vem sendo solidamente pavimentado e, acredito, segue rumo à convergência dos interesses dos envolvidos." Treze estados se manifestaram favoráveis à entrada da Venezuela.

Da redação com informações Agência Câmara e Câmara Venezuelana Brasileira de Comércio e Indústria