Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Ação oferecerá aos condutores da cidade uma revisão grátis nos principais itens de segurança dos carros, como freios, suspensão, sistema de direção, sistema elétrico, rodas, entre outros.

Os 180 mil habitantes da cidade de Palmas, no Tocantins, recebem pela primeira vez, nesta quinta-feira (22), o Programa de Segurança Viária, projeto da Fundação MAPFRE que tem como objetivo difundir a cultura de prevenção de acidentes de trânsito. A ação possibilitará que os condutores façam, sem custo algum, uma revisão em até 42 itens dos automóveis.

Realizado por especialistas da instituição, a inspeção verifica componentes do sistema elétrico, motor/transmissão e rodas, além de todas as variantes destes itens e, após a revisão, o motorista recebe um relatório informando que peças de seu automóvel apresentam riscos à sua segurança. Em posse desses dados, e caso julgue necessário, ele pode executar a manutenção em uma oficina de sua confiança.

O Programa já passou por mais de 60 municípios brasileiros e atendeu a mais de 20 mil motoristas em quatro anos de operação. As análises já realizadas identificaram números alarmantes. Na maioria das cidades atendidas pela Unidade Móvel de Check-up, apenas 30% dos carros (média) estavam em perfeita condições de circulação. Os principais problemas encontrados pelos analistas se encontram nos freios, responsáveis por 70% das irregularidades detectadas nos veículos.

"Quando o assunto é segurança, manter o bom funcionamento dos automóveis é tão importante quanto respeitar as leis de trânsito e é com este objetivo que vamos realizar esta ação aqui em Palmas, revela o gerente da sucursal Palmas da MAPFRE Seguros, Ademir Pereira Pinto.

"A Fundação vem efetuando um trabalho intenso no sentido de informar e conscientizar a população sobre os riscos e conseqüências da falta de manutenção preventiva. Por conta disso, qualquer motorista, mesmo não sendo cliente da seguradora, pode comparecer aos dois postos de check-up disponíveis e realizar sua vistoria gratuitamente", finaliza o executivo.

O atendimento aos motoristas será realizado de 22 de novembro a 14 de dezembro, de terça a sábado, das 10h às 19h, no Estacionamento da MAPFRE Seguros, localizado à Quadra 106 Norte, da Avenida Juscelino K, lote 13 (em frente a Max Pão, ao Lado da ótica Suíça) e também no Estacionamento da Ferpam, na Avenida Teotônio Segurado, quadra 101 Sul, Alameda 09 - lote 07 (atrás do Palmas Shopping).

As localidades onde as unidades móveis têm prestado o serviço contam com o apoio da Polícia Militar do Estado, Prefeitura Municipal das cidades envolvidas, secretarias municipais e estaduais de transportes e Sindicato dos Corretores.

Sobre a Fundação MAPFRE

A Fundação MAPFRE tem por objetivo a formação do cidadão e o desenvolvimento setorial. Para isso, efetua diversas atividades na Espanha, Portugal e América Latina, como a concessão de bolsas de estudos, auxílio à pesquisa, cursos e seminários. A Instituição tem como foco a prevenção de acidentes, a arte, cultura, formação e difusão da cultura de seguros e a gestão de risco e meio ambiente.

SEGS