Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Umberto Salvador Coelho
  • Foto - Umberto Salvador Coelho
  • Foto - Umberto Salvador Coelho
  • Foto - Umberto Salvador Coelho
  • Foto - Umberto Salvador Coelho
  • Foto - Umberto Salvador Coelho
  • Foto - Umberto Salvador Coelho
  • Foto - Umberto Salvador Coelho
  • Foto - Umberto Salvador Coelho
  • Foto - Umberto Salvador Coelho
  • Foto - Umberto Salvador Coelho
  • Orion Milhomem esquerda compareceu ao evento - Foto - Umberto Salvador Coelho
  • Prefeito Dional de Aurora do Tocantins esquerda - Foto - Umberto Salvador Coelho
  • E/D dep. fed. Osvaldo Reis, prefeito de Tocantinópolis Antenor Queiroz e dep. fed. Moisés Avelino - Foto - Umberto Salvador Coelho
  • Foto - Umberto Salvador Coelho

A reunião da executiva metropolitana do PMDB nesta quinta-feira, 21, para lançamento da pré-candidatura do dep. estadual Eli Borges (PMDB) à prefeitura de Palmas, mostrou lances típicos de jogadores de xadrez medindo as possibilidades das próximas mexidas. Eli Borges, pelo seu semblante decaído, cabisbaixo e desconfiado, parecia refletir sobre a peça que lhe ameaça o xeque mate nas próximas jogadas.

O lançamento de sua pré-candidatura que estava marcado para começar às 18 horas, só teve seu início às 21h e 20 min. Alguns dos convidados para o evento terminaram por se retirar devido o adiantado da hora. O atraso aconteceu em decorrência de um impasse.

Quando todos os presentes e inclusive a imprensa imaginavam que estava tudo acertado e que Eli seria erguido à condição de nome de consenso do partido, começa um vai-e-vem pelo corredor do diretório. O Presidente Estadual da sigla, dep. federal Osvaldo Reis, e o Vice-Presidente Metropolitano, dep. federal Moisés Avelino, se trancam na sala da presidência com o vereador Evandro Gomes, líder da bancada do PMDB na Câmara, e como tal, componente da Executiva Metropolitana formada por nove integrantes. Os outros participantes continuam à mesa na sala do secretário geral. Evandro Gomes resolvera bater o pé e insistir em sua pré-candidatura.

Pela manhã uma sinalização neste sentido já havia sido dada e foi noticiada pelo Conexão Tocantins. Carlos Braga disse no plenário da Câmara que não se podia tolher outras pré-candidaturas. Embora reconhecendo o valor e o peso do deputado estadual Eli Borges, Braga afirmava que a sigla possuía outras opções.

A extensão do impasse levou a que, alguns simpatizantes de Eli se impacientassem e começassem a clamar por uma definição. Um grupo se reuniu na porta da sala da secretaria e começou a cantar “ô Eli, cadê você? Eu vim aqui só pra te ver”. Minutos depois Gomes sai da sala da presidência na qual tentavam fazê-lo abrir mão de sua postulação e informa que vai manter sua pré-candidatura “não tenho nada contra a pré-candidatura do dep. Eli Borges, entendo que foi legítima igual eu entendo que a minha também foi”.

Gomes informou que vai investir em mídia e levar seu nome para discutir com os companheiros e a sociedade “também fiz uma proposta ao pré-candidato Eli Borges que até 30 de março nós vamos fazer um trabalho e uma avaliação com pesquisa e o nome que estiver melhor trabalha em prol da candidatura do outro”, disse.

Questionado sobre, se a pré-candidatura do dep. Eli Borges não deslanchar, se o PMDB poderia abrir conversações com o PT, o deputado Osvaldo Reis disse, “esta questão de coligação vamos discutir na segunda quinzena de maio. Antes eu não posso fazer qualquer tipo de previsão. Nós vamos trabalhar uma candidatura do partido”, afirmou.

O pré-candidato Eli, disse que vai discutir a agricultura e o setor produtivo. Ele ainda informou que Palmas precisa debater a educação e indagou: “porque Palmas não tem uma universidade municipal?”. Segundo o deputado as cidades de Colinas, Paraíso, Porto Nacional e Gurupi possuem.

Em entrevista ao Conexão Tocantins o dep. Eli Borges disse que vai continuar trabalhando para provar que não brinca de fazer política. Indagado sobre as matérias que tem sido veiculadas pela mídia dando conta de um possível apoio do governador Marcelo Miranda à candidata do DEM, Nilmar Ruiz, o deputado foi taxativo, “não é isto que o governador tem dito ao PMDB. O que ele tem dito é que o candidato será o que tiver em situação melhor no sentimento popular. Se a mídia divulgou outro nome isto é dedução da própria mídia”, finalizou.

A ausência sentida no evento, foi o deputado estadual e Presidente da Assembléia Legislativa Carlos Gaguim (PMDB). Gaguim é um ardoroso defensor da candidatura de Borges.

Composição da Executiva Metropolitana

Presidente: Dep. Estadual Eli Dias Borges.

1º Vice-Presidente: Dep. Federal Moisés Nogueira Avelino.

2º Vice-Presidente: Francisco Weimar F. Lima.

Secretário Geral: José Luiz Dias Lima

Secretário Adjunto: Samuel Braga Bonilha (licenciado)

Tesoureiro: Joel de Castro Souza

Vogais: José Augusto Pugliese e Joel Dias Borges

Líder da Bancada: Vereador Evandro Gomes Ribeiro