Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Os interessados em participar da 4º edição do DOCTV - Programa de Fomento à Produção e Teledifusão do Documentário Brasileiro poderão participar, entre os dias 29 de maio e 18 de junho, de uma oficina de realização de documentários, na Sala Sinhozinho, no Espaço Cultural, às 19h30.

Com ênfase no tratamento da idéia central de um projeto para documentário, a oficina será realizada durante quatro quintas-feiras, a partir do dia 29 deste mês. As inscrições serão feitas no local do evento.

A oficina será ministrada pelo documentarista e diretor de Capacitação da ATCV- Associação Tocantinense de Cinema, Vídeo e Televisão , Marcelo Silva, vencedor da 3º edição do DOCTV, com o projeto: “Raimunda: A quebradeira”, que conta a história e luta das quebradeiras de coco da região do Bico do Papagaio. Durante a oficina, Silva estará repassando suas experiências com o vídeo Raimunda e os conhecimentos adquiridos em Cuba. Este ano, Silva participará como jurado do Doctv, indicado pela ATCV.

A capacitação para realização de documentários é uma promoção da Associação Tocantinense de Cinema e Vídeo, em parceria com a Fundação Cultural do Tocantins e Fundação Cultural de Palmas. Esta oficina antecede a realizada pelo Ministério da Cultura para formatação de projetos, prevista para acontecer, entre os dias 05 e 07 de julho próximo.

Informações na Coordenação de Artes Visuais da Fundação Cultural do Estado ou pelo telefone 3218.3331.

DOCTV

A 4ª edição do DOCTV, que tem como slogan “Quando a realidade parece ficção, é hora de fazer documentários”, será lançada no próximo dia 27 de maio, no Cine Sesc, em Palmas, às 8h. O lançamento é uma realização da Redesat - TV Palmas e ATCV, com o apoio do Sesc Tocantins e Fundação Cultural do Estado.

O programa vai selecionar um projeto de documentário para produção regional que será premiado com um contrato de co-produção, no valor de R$ 110 mil, e exibido em nível nacional em horário nobre, pela Rede Pública de Televisão. As inscrições para o Concurso DOCTV IV serão realizadas no período de 27 de maio a 11 de julho de 2008.

A Fundação Cultural do Tocantins é parceira na realização deste importante programa de incentivo à produção audiovisual tocantinense.

Fonte: Fundação Cultural