Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

O programa Petrobras Ambiental, para o período 2008-2012, vai destinar R$ 500 milhões a ações estratégicas, que incluem patrocínios, fortalecimento das organizações ambientais e suas redes e disseminação de informações sobre o desenvolvimento sustentável. Lançado nacionalmente no último dia 15, o programa será apresentado em Palmas no próximo dia 27, no auditório do Sebrae, a partir das 9 horas da manhã.

Para este ano, o programa apresenta como tema "Água e clima: Contribuições para o desenvolvimento sustentável", o que representa uma ampliação em relação à fase anterior, cuja temática abrangia a água e sua biodiversidade. A mudança teve como objetivo adequar o programa ao cenário ambiental atual e previsto para os próximos anos.

A seleção pública 2008, que contemplará os projetos a serem patrocinados até 2010, já está com inscrições abertas pela internet (http://www.petrobras.com.br) e destinará R$ 60 milhões às iniciativas.

"Com o Programa Petrobras Ambiental, estamos celebrando o incentivo à criatividade e à defesa da vida. Acredito na conjunção de fatores como educação ambiental, consumo consciente, tecnologia, acordos com as cadeias produtivas e investimentos", sustenta o ministro Carlos Minc, do Meio Ambiente.

O presidente da Companhia, José Sergio Gabrielli de Azevedo, destaca o caráter estruturante do programa, que, ao utilizar o sistema de seleção pública e estabelecer indicadores e metas, contribui para que as instituições interessadas se organizem. "Para concorrer aos recursos, as organizações da sociedade civil terão que se estruturar e ser eficientes na gestão desses recursos, buscando a sustentabilidade dos projetos", observa.

Ações estratégicas

As ações estratégicas previstas pelo Programa Petrobras Ambiental até 2012 incluem o investimento em patrocínios a projetos ambientais, que serão contemplados a partir de seleções públicas para períodos de dois anos, sendo que a primeira já está com inscrições abertas. Além disso, a Petrobras está investindo no fortalecimento das organizações ambientais e suas redes, a partir da criação de um espaço de aprendizagem e conhecimento que permita socializar os saberes. Por fim, a Companhia destina esforços à disseminação de informações para o desenvolvimento sustentável, promovendo ações de comunicação voltadas para a discussão do modelo de desenvolvimento sustentável.

São três as linhas de atuação do Programa Petrobras Ambiental 2008-2012:

Gestão de corpos hídricos superficiais e subterrâneos, com ações voltadas para reversão de processos de degradação dos recursos hídricos e promoção e práticas de uso racional desses recursos;

Recuperação ou conservação de espécies e ambientes costeiros, marinhos e de água doce;

Fixação de carbono e emissões evitadas, com base na recuperação de áreas degradadas, reconversão produtiva e conservação de florestas e áreas naturais.

 

Gilson Cavalcante