Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

A Academia Gurupiense de Letras (AGL) lançou edital para preenchimento de quatro vagas na instituição, sendo duas para membros efetivos e duas para correspondentes. No caso dos membros efetivos da AGL, os interessados concorrerão às cadeiras 13 e 14, que ficaram vagas depois do falecimento dos acadêmicos Milton Loureiro e Adão Ferreira.

Os candidatos a uma vaga de imortal da AGL, devem ser residentes em Gurupi há pelo menos três anos e que possuam algum trabalho publicado em livro, não importando o gênero. Precisa ainda ter acima de 35 anos e enviar solicitação de ingresso ao presidente da Academia, acompanhado de currículum vitae e literário, publicações individuais, coletivas ou na imprensa.

As vagas para membros correspondentes são destinadas a escritores que residam em outras cidades do Tocantins, do País e até mesmo, no exterior. Nesse caso, os candidatos devem ter acima de 18 anos e também enviar solicitação de ingresso ao presidente da AGL, sempre acompanhado de curriculum vitae e literário.

As solicitações devem ser enviadas à sede provisória da AGL, situada à

Rua Figueiredo de Aguiar, 2041 – Centro – CEP: 77405-030 – Gurupi – TO, até o dia 10 de outubro deste ano. As informações adicionais poderão ser fornecidas pelo presidente da AGL, Eliosmar Veloso, através do telefone (63) 3312-0929.

Uma comissão composta pelos acadêmicos efetivos Zacarias Martins, J. Ribamar dos Santos e Ednéa Rezende, sob a presidência de Martins, ficará responsável por analisar os currículos recebidos e dar um parecer sobre sua admissibilidade ou não.

De acordo com Eliosmar Veloso, a Academia se reunirá em Assembléia Geral Extraordinária no dia 08 de novembro para eleger os novos integrantes da instituição.

 

Zacarias Martins