Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Com o tema “A Criança no Trânsito”, a Prefeitura de Palmas, por meio Agência de Trânsito, Transporte e Mobilidade (ATTM), lançou nesta manhã, 15, a programação da campanha da Semana Nacional de Trânsito 2008, que acontece na Capital até o próximo dia 25.

Durante o lançamento, foram apresentadas as peças publicitárias que serão utilizadas no evento, como banner, folderes, camisetas e adesivos para carros e motos.

O presidente da ATTM, Marcos de Souza Costa, foi enfático quanto à imprudência dos condutores no trânsito. Segundo ele, a imprudência e o uso de bebida alcoólica têm sido um dos maiores causadores de acidentes de trânsito com vítimas fatais. Costa, ainda, ressaltou o trabalho desenvolvido pelos agentes. “Nossos agentes são comprometidos com a lei e têm um papel de salvar vidas no trânsito, mas muitas vezes são incompreendidos pela sociedade.”

Para a promotora de Justiça do Ministério Publico Estadual, Maria Rosely Pery, é preciso haver uma mudança de comportamento na sociedade. Segundo ela, este é o maior desafio do Estado. “É preciso despertar a população para o exercício da cidadania e para colocar em prática o seu conhecimento”.

O prefeito em exercício Derval de Paiva disse que a responsabilidade de tornar o trânsito mais humano é de cada um. “A sociedade deve ser chamada com mais rigor e mais responsabilidade para o cumprimento das leis de trânsito. È preciso que cada um de nós cumpra, seu papel, com consciência e dever”.

De acordo com a diretora de enfermagem do Hospital Geral de Palmas, Maria Vilma, nos dias 13 e 14 deste mês, deram entrada no pronto-socorro do hospital 17 pessoas, vítimas de acidentes de trânsito envolvendo carros e 16 pessoas envolvendo motos. Ainda de acordo com a diretoria, a maioria estava sob efeito do álcool.

Dentro da programação da Semana Nacional de Trânsito, a ATTM realiza na tarde desta segunda feira, 15, blitz educativa às 16h na avenida JK, próximo à faixa de pedestre. A partir das 19h, palestra educativa aos alunos do Centro Educação Infantil Crescer.

Programação

16/09 – Terça-feira

8h - atendimento na minicidade Palminhas aos alunos da Escola Estevão de Castro 9h30 - intervenção artística na entrada da creche da mamãe.

10h - palestra educativa na Escola municipal Mestre Pacífico S. Campos, na 409 Norte.

14h – visita dos alunos da Escola Pingo de Gente à minicidade Palminhas.

16h - blitz educativa na faixa de pedestre da avenida Tocantins, em Taquaralto , próximo à CEF.

 

Fonte: Ascop