Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Morcego hematófago, principal transmissor da raiva

Morcego hematófago, principal transmissor da raiva Foto: Lenito Abreu

Foto: Lenito Abreu Morcego hematófago, principal transmissor da raiva Morcego hematófago, principal transmissor da raiva

Para esclarecer os produtores rurais sobre as formas de prevenção da raiva e como manter a doença longe dos rebanhos, a Adapec – Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins realiza um dia de campo sobre o tema. O evento ocorre neste sábado, 20, das 8 às 18 horas, na Fazenda Vitrine, localizada na cidade de Marianópolis - região Centro Oeste do Estado, a 177 km da capital.

Três estações serão montadas, onde temas como: "O Controle da Raiva na Zona Rural", "Butolismo - saiba como prevenir" e "Raiva em humanos" vão ser abordados. As palestras serão ministradas, respectivamente, pelos médicos veterinários da Adapec, Mary Jane Nascimento Nunes Abreu e Gabriel Maciel, e, pela técnica de enfermagem da Secretaria Municipal de Saúde, Mirian Borges.

Para o presidente da Adapec, Humberto Camêlo, eventos como esse proporcionam aos produtores rurais acesso a uma das principais ferramentas de prevenção contra a raiva, o conhecimento. "É de suma importância conscientizar o produtor sobre a gravidade da doença e as suas conseqüências para que o controle seja feito de forma correta e eficaz", pontua.

A expectativa é de que cerca de 100 produtores rurais e assentados do município de Marianópolis participem da programação. Segundo o Chefe da Unidade Local da cidade, Gabriel Maciel, durante o evento, o produtor receberá orientações sobre os perigos do botulismo (doença toxi-infecciosa que afeta mamíferos e o homem), os sintomas e a prevenção.

Já na palestra sobre o "Controle da Raiva na Zona Rural", o produtor conhecerá os meios de transmissão, os principais sintomas, as formas de controle, as três espécies de morcegos que transmitem a raiva, além das medidas de controle da doença e o papel da Adapec diante dessa problemática que pode acometer o rebanho.

Raiva

A doença é incurável, causada pelo vírus lissavirus que é transmitido aos animais sadios através da pele ou da mucosa, por mordedura, arranhadura, ou lambedura, podendo não existir necessariamente agressão.

 

Fonte: Ascom Adapec