Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Estão abertas as inscrições para mais uma edição dos Painéis Funarte de Bandas de Música. No Tocantins as inscrições poderão ser feitas entre os dias 20 e 24 de outubro.

Os cursos serão intensivos de percepção e leitura musical, de reparo e manutenção de instrumentos de sopro, de regência e de técnica para bombardino e tuba, clarineta, saxofone, trombone e trompete.

Cada um dos cursos será realizado em cinco dias e terá aulas ministradas por profissionais de reconhecida competência, oriundos de diversos estados. As turmas terão, em média, 30 alunos.

Realizados pela Funarte / MinC, em parceria com instituições de cultura estaduais, municipais e privadas, os Painéis, neste ano de 2008, passarão por Marechal Deodoro (AL), Santo Amaro (BA), Palmas (TO), Macapá (AP) e Goiânia (GO). Com essa iniciativa, a Fundação pretende aprimorar, ampliar e atualizar o conhecimento de instrumentistas e regentes de bandas de música de todo o país, além de estimular a troca de experiências proporcionada pelos encontros.

Para participar das aulas, os músicos devem preencher a ficha de inscrição e enviá-la, pelos correios, para a representação do projeto da cidade que escolher. Os endereços estão abaixo.

Os Painéis Funarte de Bandas de Música fazem parte do Projeto Bandas de Música, que, criado em l976, vem atuando em diversas frentes, como no levantamento e edição de partituras, no repasse de recursos financeiros para aquisição de instrumentos de sopro e na promoção dos cursos de reciclagem.

De 1986 a 1999, foram realizados 85 cursos, que atraíram cerca de 1.500 participantes. De 2000 a 2004, participaram das aulas, no total, 2.110 pessoas. Em 2007, com o patrocínio da Petrobras, os Painéis estiveram nas cidades de Porto Velho (RO), Teresina (PI), Campo Grande (MS), Cachoeiro de Itapemirim (ES) e Florianópolis (SC), reunindo 603 alunos.

Datas e endereços para inscrição em Tocantins

20 a 24 de outubro

Palmas | TO

Coordenação local: Fundação Cultural do Estado de Tocantins

Local de inscrição:

Fundação Cultural do Estado do Tocantins

103- Norte - Av. LO 02 - Conjunto nº 57/59

CEP.: 77.022-022 - Palmas - TO

Tel.: (63) 3218-3372

hananias@cultura.to.gov.br

hananiascultura@gmail.com