Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) inicia nesta segunda-feira, 13, mutirão para atender 2.327 famílias assentadas em 44 projetos no estado. O evento acontece até o dia 18 deste mês nos municípios de Alvorada e Araguatins.

Os objetivos do mutirão são agilizar o atendimento das solicitações apresentadas pelos trabalhadores assentados e promover discussões sobre as necessidades dos projetos nas áreas de infra-estrutura, produção e crédito rural.

As famílias assentadas podem solicitar ao Incra emissão de documentos expedidos pelo Instituto, declarações para benefícios previdenciários, regularização cadastral, mudança ou devolução de parcelas e quitação de títulos. As famílias que participam dos eventos são orientadas, ainda, sobre o acesso aos programas e políticas de incentivo à agricultura familiar desenvolvidas pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e por parceiros, nas áreas de fomento, crédito rural, produção e meio ambiente. Os trabalhadores rurais sem terra podem, também, fazer inscrição no Programa Nacional de Reforma Agrária.

Em Alvorada, as atividades serão realizadas na Câmara Municipal para atender as famílias assentadas nos municípios de Araguaçu, Cariri, Figueirópolis, Sandolândia e Talismã. Em Araguatins, o atendimento aos 20 projetos localizados no município será na Unidade Avançada do Incra. As ações serão prestadas também em visitas programadas aos assentamentos.

Resultados

Desde o início da iniciativa em novembro do ano passado, o Incra atendeu mais de 10 mil famílias assentadas em 41 municípios tocantinenses. O Superintendente Regional do Instituto no Tocantins, José Roberto Ribeiro Forzani, avalia positivamente a experiência, pois os mutirões solucionaram a maioria das demandas apresentadas pelos trabalhadores rurais. Forzani ressalta ainda que durante os eventos o órgão pode aperfeiçoar o desenvolvimento de suas ações e políticas com as sugestões e críticas das famílias atendidas.