Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Cerca de 30 artistas plásticos tocantinenses participarão da visita cultural, em São Paulo, realizada pela Fundação Cultural do Tocantins. No roteiro, a Bienal, Museu de Arte Moderna e a Pinacotena de São Paulo. A saída dos artistas e equipe técnica da FCT está marcada para este domingo, 30, em frente ao prédio da Fundação Cultural do Estado.

Nesta terça-feira, 2, no período da manhã, os artistas visitaram a Bienal para conhecimento e reflexão sobre o momento atual da arte contemporânea e suas influencias. Às 16h, a o grupo visitará o MAM- Museu de Arte Moderna de São Paulo, onde poderão conferir a exposição individual do conceituado Frans Krajcberg que homenageia os 60 Anos do Museu. Os tocantinenses poderão conhecer ainda parte da coleção do MAM a partir de núcleos distintos, como o núcleo Moderno, que apresentará nomes como Volpi, Flávio de Carvalho, Tarsila do Amaral, Brecheret, Di Cavalcanti, Anita Malfatti, Pancetti, Iberê Camargo, Portinari e Maria Leontina.

Na quarta feira, 03, o ponto a ser visitado, pela manhã, será a Pinacoteca do Estado de São Paulo, onde estarão expostos 150 trabalhos da artista Maria Bonomi, numa mostra que faz um panorama de todas as suas obras desde 1950 até as atuais. Para somar ainda mais, serão mostrados vídeos produzidos por Walter Silveira, que explicam sobre o processo criativo do artista e relação de sua arte com os espaços públicos.

No mesmo local, poderão ser visitadas exposições de nomes como Eliseu Visconti, Leopoldo Raimo, Cristina Iglesias, Voltaire Fraga, Julio Landman, envolvendo fotografia, designer gráfico, maquetes, gravuras, serigrafias em cobre entre outras. No período da tarde de quarta, os artistas visitarão a mostra paralela "De perto e de longe", organizada no Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo, pelo coordenador de eventos Marcos Farinha. Essa mostra é composta por 61 artistas de 11 galerias de artes paulistanas.

A despedida de São Paulo acontecerá na quinta-feira, 04, depois de visitar o Mercado Municipal da cidade de São Paulo, famoso por sua arquitetura e variedade de artigos.

Fonte: Assessoria de Imprensa Fundação Cultural