Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

O projeto “Interculturalismo de Canto e Dança”, da Coordenadoria de Povos Indígenas, da Superintendência de Promoção dos Direitos Humanos da Secretaria da Cidadania e Justiça, aprovado em dezembro, pela Funai - Fundação Nacional do Índio, recebeu 6 mil reais para aquisição de material para apresentações culturais de dança e canto.

O objetivo do projeto é promover a pluralidade cultural, valorizando as raízes e as danças e cantos indígenas. Outra finalidade é aguçar a reflexão sobre as diferenças socioculturais, o respeito mútuo e a convivência harmoniosa entre os diversos povos indígenas de Tocantins, além de criar um mecanismo de intercâmbio entre os alunos indígenas e não indígenas, no sentido de respeitar os valores culturais indígenas.

No estado do Tocantins existem aproximadamente 10 mil indígenas distribuídos em sete povos indígenas, que são os Karajá, Javaé, Karajá/Xambioá, Xerente, Krahô, Apinayé e Krahô/Kanela, além da existência dos outros povos indígenas habitando no Tocantins, tais como: Guarani, Avá-canoeiro, Pankararu e Fulni-ô.

Para o assessor de assuntos indígenas da Secretaria da Cidadania e Justiça e idealizador do projeto, Kohalue Karajá, cada povo indígena do Tocantins possui diversas manifestações culturais. “É preciso lutar contra o preconceito e promover campanhas de divulgação e valorização das culturas indígenas de forma que rompa com a marginalidade dos povos indígenas em relação ao acesso aos bens culturais do país. O interculturalismo é a aceitação e o respeito pelas diferenças”, concluiu Koralue.

Os 6 mil reais servirão para aquisição de utensílios como: Cocar; Saía; Brinco de pena; Sunga; Tinta; Barbante/; Tubo de nallon; Miçangão; Cola e Algodão, e pagamento da confecção de: braceletes; colar de miçangão; tiara para pernas; woudexi e walairi.

Fonte: Secom