Sob a coordenação do senador João Ribeiro, líder da União do Tocantins (UT) e presidente estadual do PR, estiveram reunidos na manhã desta sexta-feira, 06, em Palmas, no Cabana do Lago Eventos, ex-prefeitos, prefeitos das maiores cidades administradas por partidos de oposição, vereadores da capital, deputados federais e estaduais que integram a UT. Críticas à atual administração estadual, a definição do calendário de atividades políticas para 2009 privilegiando o apoio aos eventos municipais, a criação de mecanismos para uma política de comunicação do grupo, e o processo eleitoral de 2010, marcaram os debates.
Para o senador João Ribeiro, os partidos que integram as oposições estão dando uma demonstração de maturidade e profissionalismo ao criarem um Grupo de Trabalho que vai mapear o Estado e as melhores formas de fortalecer o trabalho dos prefeitos. “Tenho absoluta certeza que com este Grupo de Trabalho, que terá uma equipe de ex-prefeitos atuando em sintonia com nossos parlamentares, vamos construir bases sólidas para uma política de alianças e a formulação de um plano de governo para as eleições de 2010”, completa o parlamentar republicano.
O mapeamento regional do Tocantins para carrear demandas que constem do Plano de Governo do candidato oposionista ao Governo do Estado foi também uma preocupação levantada pelo deputado Vicentinho Alves (PR), que foi acompanhado do deputado federal Lázaro Botelho (PP). Para Botelho, “o resultado das eleições enfraqueceu o Governo do Estado, e temos que nos aproveitar deste momento para usarmos nossa influência na esfera federal para trazer os recursos necessários para as obras”. Também discursando aos presentes, o deputado federal Eduardo Gomes (PSDB) disse estar convencido que o grupo dispõe hoje do mais forte nome para o processo eleitoral de 2010. “Pelo que tenho conversado com os prefeitos, deputados, e lideranças históricas da UT, como o ex-governador Siqueira Campos, não tenho a menor dúvida de que João Ribeiro está se credenciando como o candidato natural de nosso grupo ao Governo do Estado, e com ele estarei”, disse o deputado tucano.
Ressaltando a inoperância do Governo Estadual para dar respostas aos reclames da população, o deputado estadual José Geraldo (PTB) elogiou a iniciativa do senador João Ribeiro de convocar lideranças de todo o Estado para um planejamento a longo prazo, e pediu aos presentes que cautela para que o calendário eleitoral não seja atropelado. O deputado estadual Stálin Bucar (PSDB) teceu severas críticas ao que ele chamou de “desgoverno do Palácio Araguaia”, e chamou a atenção para a necessidade de uma postura mais combativa do grupo na defesa dos interesses da população, inclusive se utilizando das tribunas da Assembléia Legislativa e do Congresso Nacional para denunciar os desmandos do atual governo.
A deputada Luana Ribeiro (PR), retomando suas atividades políticas depois do nascimento do seu filho, João Frederico, há 17 dias, falou da importância do planejamento antecipado. “Seja no trabalho de apoio aos municípios, seja no processo eleitoral de 2010, somente um trabalho profissionalizado poderá nos dar uma vantagem competitiva, pois já tivemos mostras concretas que o lado de lá sabe usar a máquina, sem escrupulos”, concluiu a deputada.
No evento discursaram ainda vários prefeitos e ex-prefeitos presentes, dentre eles Alexandre Abdala, de Gurupi; Paulo Tavares, de Paraíso; Júnior Evangelista, de Miracema; Baltazar Rodrigues, de Arapoema; Jaime Café, de Lagoa da Confusão; Pedro Rezende, de Lagoa da Confusão; Manoel Silvino, de Tocantínia; Lipe, prefeito de Riachinho e presidente da Associação dos Prefeitos do Bico do Papagaio; José Bonifácio, ex-prefeito de Tocantinópolis; e Valderez Castelo Branco, ex-prefeita de Araguaína. O prefeito de Arapoema, Baltazar Rodrigues, fez questão de defender uma postura do grupo de abertura ao diálogo com todos os partidos que possam compor uma grande aliança rumo ao Palácio Araguaia.
Uma das decisões da reunião foi que o Grupo de Trabalho das Oposições terá uma estrutura de apoio aos atuais administradores em Palmas e outra em Brasília, tendo à frente nomes como o de Júnior Bandeira, ex-prefeito de Lajeado; João Abadio, ex-prefeito de Pequizeiro; Ailton Araújo, ex-prefeito de Santa Rosa; Agimiro da Costa, ex-prefeito de Babaçulândia; Rodolfo Botelho, ex-prefeito de Divinópolis; Tida Guerra, ex-prefeita de Itaporã; José Bonifácio, ex-prefeito de Tocantinópolis; e Valderez Castelo Branco, ex-prefeita de Araguaína.
Fonte: Assessoria de imprensa UT