Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Valério Zelaya

O palco de um dos mais tradicionais teatros brasileiros, o Teatro da Paz, em Belém (PA), serviu de encontro de grandes apresentações musicais, com a participação da cantora Fafá de Belém, danças e manifestos culturais. Mas a noite desta quarta-feira, 27, foi também de homenagens. Agraciado pelo tempo de filiação, serviços prestados enquanto deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins, o governador Marcelo Miranda foi condecorado com a comenda Unale – União Nacional dos Legislativos Estaduais.

A medalha foi entregue durante cerimônia de abertura da XIII Conferência Nacional dos Legislativos Estaduais. Emocionado, o governador Marcelo Miranda comemorou o encontro com colegas parlamentares e dedicou a comenda a todos os cidadãos do Tocantins. “Essa homenagem eu levo para o povo tocantinense que me deu essa grande oportunidade de ser deputado, hoje ser governador e ser reconhecido por essa instituição, que é respeitadíssima, dentro e fora do Brasil”, disse Marcelo Miranda.

Segundo o presidente da Unale, deputado do Tocantins César Halum, a comenda é um reconhecimento pelo trabalho e apoio que Marcelo Miranda sempre deu à entidade. “E para nós é uma honra condecorar um ex-integrante nosso que mesmo chegando ao cargo de governador é atuante e participativo nas discussões da entidade”, completou Halum.

A conferência, que acontece de 27 a 29 de maio, traz como tema “A Saúde Pública no Brasil”. O assunto foi escolhido após pesquisa realizada nas 27 Assembleias Legislativas do país. A anfitriã do evento, a governadora do Pará, Ana Júlia Carepa, elogiou a iniciativa dos parlamentares destacando que é fundamental o envolvimento de todas as esferas públicas na saúde pública do país. “Governos federal, estadual e municipal não conseguem resolver sozinhos os problemas da saúde pública do Brasil. É importante envolver os poderes legislativos, a sociedade, porque o desafio de levar qualidade de vida para os cidadãos não é pequeno”, ressaltou Carepa.

“Estamos aqui para debater, ouvir, participar e trocar experiências. Para levar ao Tocantins mecanismos que vão ajudar no trabalho, não só do tratamento, mas principalmente na prevenção de doenças”, disse o presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins, deputado Carlos Henrique Gaguim.

Para a líder do governo na AL do Tocantins, deputada Josi Nunes, discutir a temática saúde pública é primordial já que afeta toda a sociedade brasileira. “Vai ser muito proveitoso esses três dias de debate para trocarmos experiências e obtermos mais informações sobre essa área tão importante”, observou Josi Nunes. Representam também o Tocantins na conferência os deputados estaduais Júnior Coimbra, Raimundo Palito, Amélio Cayres, José Viana, Stalim Bucar e Pastor Pedro Lima.

Estão previstas, além da participação de aproximadamente 600 parlamentares estaduais, mais de 1.200 participantes especialistas na área de saúde. O secretário de Saúde do Tocantins, Eugênio Pacceli, também presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde – Conass, participará do evento com a palestra “Gestão Pública em Saúde”.

Eleição

O encontro dos parlamentares será encerrado no dia 29 com a eleição do novo presidente da Unale. A chapa única terá como presidente da instituição,um representante do nordeste brasileiro, o deputado da Bahia Clóvis Ferraz. O deputado César Halum deixará o cargo, onde se manteve pelo biênio 2008/2009.

A solenidade de abertura do evento contou ainda com a participação do vice-governador do Paraná Orlando Peccilli; do presidente da União de Parlamentares das América e do Mercosul, Osvaldo Mercuri; do vice-governador do Pará, Odair Correa; do prefeito de Belém, Duciomar Costa; entre outras autoridades.

Os trabalhos técnicos da XIII Conferência Estadual dos Legislativos Estaduais têm início nesta quinta-feira, 28, no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém.

Fonte: Secom