Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

O presidente da multinacional General Optical para a América Latina, Tom Lyra, prevê que dentro de cinco meses a fábrica e a distribuidora da empresa começam a operar no Estado. A informação foi dada ao secretário de Estado da Indústria e Comércio, Eudoro Pedroza, em reunião na manhã desta quarta-feira, 1º de junho, em que foram discutidos detalhes da compra de lotes no Distrito Industrial Tocantins I, para a instalação da empresa em Palmas.

Segundo Tom Lyra, a fábrica da General Optical deverá gerar pelo menos 200 empregos diretos e faturamento mensal em torno de 10 milhões. De acordo com ele, a previsão é que a unidade fabrique de três mil a cinco mil óculos por dia.

Eudoro ressalta os esforços do Governo do Estado com políticas de atração de investidores, a exemplo dos benefícios fiscais e a agilidade nos processos de implantação de investimentos, como é o caso da General Optical. A empresa tem previsão para funcionar em janeiro, gerando mais emprego e renda para o município.

Polo ótico

Para o empresário, a instalação da empresa vai estimular a criação de um novo polo ótico, que vai estimular e atrair várias outras empresas desse setor para o Tocantins. Por meio da distribuidora Kenerson, a General Optical já opera no Estado há três anos. Localizado em Palmas, o centro de distribuição da empresa é um dos maiores importadores do Tocantins, responsável por 95% do faturamento do grupo.

A unidade da Kenerson em Palmas emprega 25 funcionários e está situada no Distrito Eco Industrial, na região Sul. Os produtos distribuídos pela empresa estão presentes em todo o território nacional. Já a General Optical é o quarto maior grupo mundial nesse segmento e, ao ser implantada em 2003, revolucionou o mercado brasileiro ao adotar como estratégia principal o licenciamento de marcas utilizando personalidades brasileiras da moda e do entretenimento para grifes de óculos. Atualmente, a multinacional coloca à disposição do consumidor brasileiro mais de 10 marcas, entre próprias e licenciadas.

Recentemente o empresário tocantinense Tom Lyra foi eleito presidente do grupo na América Latina. Natural de Araguacema, ele é executivo da General Optical/Kenerson há cinco anos. O tocantinense acumula mais de duas décadas de experiência em cargos executivos nas principais multinacionais do setor óptico-oftálmico (fabricantes de óculos e lentes como Sola/Carl Zeiss, Essilor e Rodenstock). Graduado em Óptica pelo instituto Filadélfia, Tom Lyra é especialista em Óptica Física, Química e Geométrica e um dos palestrantes mais requisitados desse segmento no Brasil e na América Latina.

Fonte: Secom