Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Gincana  da Praia da Gaivota em Araguacema

Gincana da Praia da Gaivota em Araguacema Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Gincana  da Praia da Gaivota em Araguacema Gincana da Praia da Gaivota em Araguacema

Equipes do Naturatins irão promover várias atividades de educação, monitoramento e fiscalização ambiental durante a “Temporada de Praias 2009”, iniciativa da Adtur - Agência de Desenvolvimento Turístico do Tocantins. Dentre as ações que serão realizadas pelas 16 Unidades Regionais estão a distribuição de material educativo, conscientização e orientação.

A intenção dos técnicos é orientar e conscientizar os veranistas, barqueiros e barraqueiros sobre a importância da qualidade da água para banho, uso adequado e sustentável dos atrativos naturais, conservação da praia limpa, importância da coleta seletiva de lixo, prevenção de incêndios, além de buscar coibir a caça e a pesca predatória.

“A idéia é promover a mudança de comportamento, conscientizando os usuários sobre a importância de transformar pequenos hábitos e atitudes em ações que venham reduzir os impactos ambientais aliando lazer e preservação nas praias do Estado”, explica o presidente do Naturatins, Marcelo Falcão Soares.

Novidades

O diferencial neste ano em Arapoema é que a Rádio Tocantins 93,1 FM vai repassar, durante toda a temporada, orientações sobre educação ambiental e divulgar as ações desenvolvidas pela Unidade Regional do Naturatins do município. Também serão beneficiados com a novidade, praias dos municípios de Pau D´Arco, Juarina e Couto Magalhães. O trabalho será feito em parceria com a Cipama - Companhia Independente da Polícia Militar Ambiental, Ibama e prefeituras.

Dentre as ações programadas pela Unidade Regional de Pedro Afonso estão a instalação de tenda para atendimento aos turistas na Praia do Rio do Sono e o mutirão “Cidade Limpa”, trabalho que será realizado em parceria com a prefeitura, escolas públicas e a companhia de saneamento da cidade. No mutirão, moradores de cada bairro serão responsáveis pela coleta de lixo. Ao final, os habitantes do setor que melhor se destacar nas ações, serão beneficiados com descontos para pagamento da tarifas de água e IPTU.

No município de Dianópolis, a Unidade Regional do Naturatins vai realizar várias ações entre elas, monitoramento e emissão de carterinha de pesca, além de orientar os visitantes quanto o exercício legal da pesca, sobre as espécies proibidas e ainda sobre tamanhos permitidos para o transporte. O trabalho tem como objetivo abordar de forma direta o maior número possível de pessoas em todas as praias do município e do seu entorno. Serão visitados 12 locais, entre praias, balneários e cachoeiras.

Fiscalização

Além do trabalho de educação ambiental, outro ponto de atuação será a fiscalização com atividades reforçadas mais nos finais de semana, devido ao maior fluxo de visitantes, as equipes irão atentar para o trabalho realizado pelas prefeituras municipais no que se refere ao recolhimento do lixo, instalações sanitárias, construções de acampamentos e a captação de água.

Técnicos das Unidades de Araguacema e Pedro Afonso farão um trabalho de fiscalização intensificado nas praias de Araguacema e Caseara. Nessas duas praias, serão feitas rondas de barco no percurso do rio Araguaia, para coibir a caça e pesca predatórias.

Já a equipe de Araguatins irá realizar vistorias técnicas e atividades de fiscalização e educativas em praias dos municípios de Esperantina, Buriti do Tocantins, São Sebastião do Tocantins, Sampaio, Praia Norte, São Miguel do Tocantins e Carrasco Bonito.

Fonte: Ascom Naturatins