Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Esequias Araújo

Em visita à empresa envasadora de água mineral Iguatu, na manhã desta terça-feira, 04, em Palmas, o governador Marcelo Miranda destacou oportunidades apoiadas pelo governo do Estado para industrialização e extração ambientalmente sustentável de recursos naturais no Tocantins. “Quero parabenizar esta empresa, porque seus diretores acreditaram e persistiram. Procuraram a parceria do governo do Estado, o que nós fizemos, e os resultados estão aqui hoje. É uma indústria que vem gerando emprego, renda e, consequentemente, divisas para o Tocantins”, afirmou o governador.

A empresa que comercializa água mineral recebeu do governo estadual recursos de R$ 2,5 milhões, através do Banco da Gente, para reabertura e modernização do parque industrial, e foi reinaugurada em 2004. A Iguatu exporta sua produção para os estados do Mato Grosso, Maranhão, Pará e Bahia e envasa cerca de 1.000 litros de água por hora, o que corresponde a apenas 3% da capacidade da empresa.

“Com apenas 3% da produção, imaginem daqui a alguns anos como estará essa empresa. O governo do Estado mais uma vez mostra por que foi buscar investidores, recursos”, disse Marcelo Miranda, completando que o exemplo da empresa serve a outras pessoas interessadas em investir no Tocantins. A Iguatu tem uma capacidade para envasar 250 mil galões de água mineral por mês e 7,5 mil garrafas por hora.

A água, extraída de um poço artesiano, é considerada de potabilidade superior que nas regiões Norte e Centro-Oeste e se encontra apenas um equivalente em Anápolis (GO), de acordo com o DNPM – Departamento Nacional de Produção Mineral.

Segundo um dos sócios da empresa, Frank Sousa, o método de envasamento utilizado pela empresa é completamente livre de contaminação. “A opção de trabalhar com esse sistema de captação artificial é um sistema adotado pelas grandes empresas no Brasil. Porque, através da tubulação revestida em concreto, a possibilidade de contaminação é zero. Há também a questão da produtividade, porque temos uma vazão de aproximadamente 30 mil litros por hora”, explicou.

Frank disse também que foi graças à articulação do governo estadual que a empresa hoje está produzindo. “O governo do Estado viu a necessidade de se implantar hoje, dentro do Tocantins, uma estrutura que atendesse o que a população necessita, nessa questão da água mineral”, afirmou. O empresário explicou ainda que a empresa está buscando uma certificação internacional de qualidade.

 

Fonte: Secom