Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Prefeito Josimar durante audiência com o senador João Ribeiro

Prefeito Josimar durante audiência com o senador João Ribeiro Foto: André Camargo

Foto: André Camargo Prefeito Josimar durante audiência com o senador João Ribeiro Prefeito Josimar durante audiência com o senador João Ribeiro

Um dos principais destinos turísticos do Tocantins, o município de Mateiros vive em situação crítica, relatou o prefeito Josimar Ferreira de Almeida (PDT) ao senador João Ribeiro (PR), nesta quinta-feira, 06, em Brasília.

Segundo o prefeito o sistema de esgoto da cidade está prestes a entrar em colapso e a água tem sério risco de contaminação. O único posto de saúde da cidade não tem sequer aparelho de medir pressão e os únicos quatro policiais da cidade não são suficientes para reprimir o consumo de drogas e a prostituição infantil que cresce a cada dia no município.

Josimar, que foi a Brasília agradecer ao senador pela destinação de R$ 100 mil do Orçamento Federal para pavimentar algumas ruas da cidade, lamentou a situação que encontrou o município ao assumir a administração no inicio deste ano. "Mateiros toda não tem mais do que 400 m de asfalto. A poeira das ruas deixa todo mundo doente. Para evitar o pior, gasto mensalmente cerca de R$ 6 mil com carro pipa", revelou o prefeito.

 

Com uma população de cerca de 2.500 habitantes, Mateiros tem um dos mais baixos IDHs do Brasil. Apesar disto, foi recentemente escolhida uma das 65 mais importantes indutoras de turismo do país. No Tocantins, alem de Mateiros, somente a capital, Palmas, teve esta distinção apontada pelo Ministério do Turismo.

Ministério do Turismo

A escolha de Mateiros se deu em um universo de mais de 3.500 municípios turísticos brasileiros. Com a indicação do Ministério do Turismo, o secretario municipal de Turismo e Meio Ambiente, Eduardo Gomes Paulino, presente a reunião com o senador, espera que até 2010, Mateiros e região possam promover o verdadeiro turismo sustentável. "Esperamos que em dois anos, tenhamos melhores equipamentos de acolhimento aos turistas, de maneira que tanto os turistas quanto a população local possam se beneficiar dos atrativos naturais da região, sem risco para o meio ambiente", disse o secretário.

Josimar Ferreira deixou o gabinete após duas horas de reunião com assessores do senador, com reais possibilidades de novos projetos em diversas áreas essenciais para o município. Do senador, obteve promessa de novos recursos para infra estrutura urbana e apoio para obtenção de uma creche, além de melhorias no posto de saúde.

Fonte: Assessoria de Imprensa João Ribeiro