Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

O deputado Stalin Bucar (PSDB) será homenageado com o título de Cidadão Miracemense, durante as comemorações do 61o aniversário da cidade que acontece nesta terça-feira, dia 25. De acordo com a programação, a solenidade de entrega do título será na Câmara Municipal de Miracema, a partir das 20h. A deferência foi uma solicitação do vereador Renato Bucar que justificou seu pedido com a frase: “o reconhecimento consagra o político que mais atuou para o desenvolvimento da região”.

Stalin Bucar se mostrou muito grato pelo reconhecimento. “É uma honra ser agraciado com essa homenagem no município que foi a primeira Capital do Estado”, afirmou.

Natural de Tocantínia (TO), Stalin Bucar é advogado e agropecuarista. Foi prefeito de Miranorte entre 1982 e 1988 e, em seguida, assumiu a Superintendência do Ibama GO/TO. Stalin foi presidente da Lotins, do Naturatins e secretário de Turismo do Estado. Em 2000, retornou à prefeitura de Miranorte pela segunda vez, sendo reeleito em 2004. No pleito de 2006, conquistou uma vaga no Parlamento Estadual. Stalin Bucar é o segundo-secretário da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa.

Miracema do Tocantins

A história de Miracema começa com os garimpos que atraíam imigrantes para o norte de Goiás, no início do século XX, passando pela exploração da cana-de-açúcar e pela navegação pluvial. Em 1929, chegaram os primeiros habitantes, fixando-se no local devido à beleza da paisagem. A região foi denominada Xerente e Bela Vista. Em 1948, o distrito foi desmembrado de Araguacema, com a denominação de Miracema do Norte/GO. Em 1988, com o desmembramento do Estado de Goiás, originando o Estado do Tocantins, Miracema do Norte, hoje Miracema do Tocantins, foi escolhida para sediar a Capital provisória do Estado, por ato do presidente da República. Permaneceu nesta condição no período de 1º de janeiro de 1989 até 31 de dezembro do mesmo ano, quando foi instalada, em Palmas, a Capital definitiva.

Fonte: Dicom/AL