Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cidades

Foto: Divulgação

Mais uma grande obra de preservação do patrimônio do Tocantins será entregue nesta sexta-feira, 28, através do Programa Monumenta, IPHAN- Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, e Prefeitura de Natividade.

O presidente da Fundação Cultural do Estado, Júlio César Machado, representando o governador Marcelo Miranda, entregará, às 18h, no Centro Histórico de Natividade, a Praça São Benedito revitalizada. A solenidade contará com a presença da superintendente da 14ª Regional do Iphan, Salma Saddi, e do prefeito de Natividade, Joaquim Ferreira.

A obra da Praça São Benedito faz parte de um conjunto de obras do Programa Monumenta de revitalização do Centro Histórico de Natividade, tombado pelo IPHAN em outubro de 1987, onde o governo do Tocantins assumiu as contrapartidas exigidas evidenciando a preocupação do governo do Tocantins em implantar um projeto que além de restaurar e reformar os imóveis públicos e privados, também revitalizou importantes espaços públicos beneficiando toda a comunidade. Os serviços de revitalização da praça foram realizados, de abril de 2008 a agosto de 2009, com recursos de R$ 228.271,58.

No último dia 30 de maio, o governo do Estado entregou as praças Leopoldo de Bulhões e da Bandeira revitalizadas, além dos becos da Escola, João Araújo e do Cemitério, e as restaurações dos antigos prédios da Câmara Municipal e da Cadeia Pública onde foram instalados o Centro de Artesanato e Apoio ao Turista e o Museu Histórico de Natividade.

Casa Lourenço José da Costa

Também será entregue nesta sexta-feira, 28, às 19h, a obra de restauro da Casa Lourenço José da Costa, em Natividade. A restauração foi feita pelo Iphan com recursos na ordem de R$ 170 mil. As obras iniciaram em outubro de 2008 no imóvel que foi desapropriado pela Prefeitura de Natividade, em 2007, com recursos provenientes do FUPPAC- Fundo Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural.

A Casa Lourenço José da Costa abrigará a sede do FUPPAC, a Casa dos Ofícios, a Secretaria Municipal de Cultura de Natividade e a sede da UEP- Unidade Executora do Programa Monumenta.