Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Acontece neste sábado, 29 de agosto, às 14 horas, no Auditório do Ministério do Trabalho, em Palmas, o Congresso de Fundação da Seção Tocantins da CTB - Central de Trabalhadoras e Trabalhadores do Brasil.

A Central foi fundada em 2007, é a quarta maior do país e já tem presença em 25 Estados da federação mais o Distrito Federal. O Tocantins será o vigésimo sexto e último Estado a criar a CTB.

Entre os participantes do Congresso a presença marcante é do Secretário Geral da Contag e Vice-presidente da CTB, Davi Rodrigues, que chega a Palmas nesta sexta-feira.

Vão participar do Congresso, representantes dos sindicatos de servidores do Ministério Público Estadual, de servidores públicos de Araguaina, dos Trabalhadores Rurais de Caseara e da Federação da Apicultores do Tocantins.

A CTB tem hoje cerca de 800 sindicatos filiados, a estimativa é de que até o fim do ano a entidade tenha 1.000 sindicatos com a orientação política da Central. No Tocantins é a mais nova organização trabalhista e vem sendo discutida desde maio, contando com Federação, Sindicatos e cerca de dez núcleos sindicais de base, o que é suficiente para criar a seção estadual segundo o estatuto da entidade.

A Central trabalhista como todas as demais é suprapartidária, mas tem em suas fileiras dissidentes da CUT, ligados ao PT, PCdo B, PDT e PSB.