Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Trupe da Cia de Teatro Sorria Meu Bem

Trupe da Cia de Teatro Sorria Meu Bem Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Trupe da Cia de Teatro Sorria Meu Bem Trupe da Cia de Teatro Sorria Meu Bem

Visando atender dois bairros de Gurupi onde a população carece de ações culturais mais efetivas, é que a Cia de Teatro Sorria Meu Bem está desenvolvendo oficinas artísticas e culturais com crianças e jovens dos bairros Sol Nascente, na região Aeroporto, região norte. A iniciativa faz parte das ações do Ponto de Cultura administrado pelo grupo.

Com o apoio firmado com o Ministério da Cultura, está sendo disponibilizado professores de Teatro, Dança e Artesanato, para cada bairro, a fim de mobilizar a comunidade com ações de cultura e arte que acontecerão durante duas vezes por semana, ocupando o tempo livre dos participantes com atividades que desenvolvam suas diversas habilidades.

Ao término do semestre o projeto pretende realizar uma apresentação em cada escola do bairro e que será aberta à toda comunidade para divulgação dos resultados obtidos.

As aulas, de acordo com o coordenador do Ponto de Cultura Vinicius Martins serão realizadas na Escola Estadual Dr. Joaquim Pereira da Costa e na Escola Estadual Setor Aeroporto. “Essas escolas foram escolhidas devido a grande demanda de alunos e serviço prestado na área de educação e cultura. Foi constatado que o ensino vai alem do que os livros propõem” frisa Martins.

Para o presidente do Ponto de Cultura, Thomas Batista a ampliação e descentralização das aulas usando como espaço as escolas, atende prioritariamente bairros cuja comunidade não tem acesso às atividades artísticas, espaços físicos adequados ou ainda que possua jovens em situação de risco social. Batista destaca ainda que esse tipo de atividade cultural será realizada de forma a atender democraticamente a população, possibilitando a todos o acesso a bens culturais e assim contribuir para melhoria da qualidade de vida da população.

As inscrições para quem quiser participar das aulas ocorrerão nas escolas junto à coordenação pedagógica. Caso o número de alunos ultrapasse o de vagas haverá seleção.

Neste primeiro semestre, com os recursos obtidos, foram adquiridos computadores para montar uma sala de informática nos Centros de Juventude, que oferecerá para toda comunidade acesso a cursos de informática e a internet, bem como, equipamentos de palco e materiais de expediente. Batista também anunciou que já foi feita a contratação de professores que atuarão neste projeto.

Para o ano que vem a Cia de Teatro Sorria Meu Bem pretende voltar suas ações também para área de música, quando serão oferecidos cursos de violão, flauta e canto.

(Zacarias Martins)