Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Opinião

Jonas Barros é presidente da Câmara de Gurupi

Jonas Barros é presidente da Câmara de Gurupi Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Jonas Barros é presidente da Câmara de Gurupi Jonas Barros é presidente da Câmara de Gurupi

No momento em que o Tocantins completa seus 21 anos e inicia um processo de maturidade econômica e política, apesar das perturbações político-governamentais provocadas com a cassação do governado Marcelo Miranda, a discussão entorno da vigência da PEC dos Vereadores, aprovada pelo Congresso Nacional, serviu para aproximar os vereadores, principalmente os representantes das cidades que sofreram ameaças de impacto com o possível aumento do número de vereadores.

Durante as discussões com a comunidade e com os representantes das bases, os vereadores, uma coisa ficou vidente nas nossas consciências: é que tivemos a certeza que somos discriminados por alguns políticos, que com o impasse gerado terão que repensar seus conceitos, pois os vereadores não podem ser mais tratados como marionetes, principalmente em época de eleições.

A discussão dos reflexos da PEC dos Vereadores provocou um fato positivo que foi a formação de um colégio de líderes saído da base do povo vindo das reuniões entre os vereadores, que inclusive sugiram novas propostas que irão fortalecer ainda mais a classe para que não ocorram mais tantos disparates, onde os Vereadores do Tocantins e Brasil se sentiram totalmente agredidos e desrespeitados pelos os Parlamentares superiores.

Mais o que nos confortou foi o apoio da população que ao se manifestar sempre posicionou contrário a tal atitude, o que comprovou que os Vereadores são os Parlamentares mais importantes do País, pois são eles que conhecem todos Bairros, Ruas, Avenidas e mora e convive na mesma cidade que a comunidade que o elegeu.

E para fortalecer melhora a inda mais reputação das Câmaras estamos agendando encontros regionais para que possamos levar a idéia de um plano de valorização do Vereador em 2.010, devido ser um ano de eleição estadual e não podemos mais deixar que esses senhores mais uma vez apareça com aquele velho discurso de madalena arrependida para usar novamente o Vereador e depois não oferecer espaço aos legítimos representante da sociedade. O que queremos é promover debates regionalizados com todos os candidatos, seja deputado Estadual, Federal, Senador e Governador para que possamos tirar as nossas regiões do isolamento de obras e que possamos fortalecer a nossa representatividade.

Por isso conclamo todos os vereadores para articularmos juntos apoios regionais, e, por conseguinte ganharmos força na hora de cobrarmos as melhorias e desenvolvimento contemplando toda Região. Dentro da proporcionalidade de habitantes esse é o caminho mais curto para se alcançar o desenvolvimento.

A Justiça faz Justiça, mas nós vereadores precisamos fazer a nossa parte, e, para garantirmos a sobrevivência, é dever de cada um de nós ampliar o debate sobre a importância do trabalho do Legislativo Municipal em prol do coletivo, pois quanto mais fortalecidos, somos uma ameaça para aqueles que pensam que o povo não está atento a tudo.

(Jonas Barros (PV) é vereador e presidente da Câmara Municipal de Gurupi)

jonasbarrosgpi@hotmail.com