Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: André Camargo

O presidente da Fundação Cultural de Palmas, o artista plástico Pierre de Freitas vai representar o Tocantins na tradicional exposição anual do Senado Federal "Artistas Brasileiros 2009", em Brasília. O nome do artista tocantinense foi sugerido pelo senador João Ribeiro (PR).

Além de Pierre de Freitas, artistas plásticos de todos os estados brasileiros participarão do evento organizado pelo Senado Federal. Será uma amostra com o objetivo de apresentar um cenário das artes plásticas apresentadas hoje no Brasil.

A exposição "Artistas Brasileiros 2009" terá sua abertura no próximo dia 02 de dezembro com a presença de todos os artistas plásticos que participarão da Exposição. Pierre de Freitas já confirmou presença ao senador João Ribeiro.

João Ribeiro lembra que Pierre de Freitas é artista plástico há mais de 10 anos. Quando eu já era deputado federal em Brasília, tive a chance de visitar a exposição do jovem Pierre de Freitas na Universidade Federal de Goiás, em Goiânia. Era sua primeira exposição individual, recorda João Ribeiro. Lembro que, na época fiquei muito impressionado especialmente sobre como ele trabalhou as cores, vivas e quentes, como as que convivo no meu Estado do Tocantins, lembra.

Segundo o senador João Ribeiro, a escolha do nome de Pierre de Freitas se deu por causa de seu engajamento diante da cultura do Estado do Tocantins. Não apenas, pela qualidade e diversidade dos temas retratados por Pierre, ressalta o senador, mas especialmente pela sua preocupação com o cotidiano das pessoas que vivem no Tocantins. Simbolicamente, é o povo do Tocantins quem está apresentada nas obras de Pierre de Freitas, testemunha o senador.

Pierre de Freitas

Pierre de Freitas é formado em Artes Visuais pela Faculdade de Artes Visuais da Universidade de Goiás, com habilitação em Pintura. Participou de diversos cursos de extensão acadêmica, especialmente no Instituto de Belas Artes de Cali, na Colômbia, onde trabalhou com pintura, escultura, vídeo arte e intervenção urbana.

Pierre de Freitas participará da mostra Artistas Brasileiros 2.009 com um trabalho da série "Signos Urbanos" que trata da situação geográfica e urbanística da cidade de Palmas, capital do Tocantins. Em sua obra, Pierre trata da intervenção do homem sobre duas grandes forças naturais do Estado: o Rio Tocantins e a Serra do Lageado. Trata com simbologia própria das transformações causadas pelo homem na construção da mais jovem Capital do Brasil.

Veja mais a respeito de Pierre de Freitas no site www.pierredefreitas.com.br.

Fonte: Assessoria de Imprensa João Ribeiro