O Makro, maior atacadista brasileiro de autosserviço, abre, no próximo sábado, dia 31/10, em Palmas (TO), sua 72ª loja no país e a 1ª no Estado de Tocantins, dentro da estratégia da rede de expandir seus negócios no interior do país e nas capitais em que ainda não está presente. A abertura da nova loja movimentou cerca de R$ 15 milhões em investimentos para a construção e instalação e mais R$ 6 milhões em estoque de mercadorias. A operação já começa com cerca de 20 mil clientes cadastrados.
A nova loja, que pretende atingir 1 milhão de habitantes, em um raio de 3500 quilômetros, possui área construída de 7 mil metros quadrados, com 4,5 mil metros quadrados de área de venda, e funcionará no endereço 404 Sul, Avenida NS Dez, Lote 6 a 9, onde serão comercializados 12,7 mil itens de alimentos e não-alimentos, com produtos de marca própria, institucionais, regionais e importados. A cidade contará, ainda, com o Restaurante Makro aberto ao público em geral e um estacionamento coberto para clientes, com 230 vagas.
“Apostamos no potencial econômico da região de Palmas e confiamos em nossa proposta de valor, de ser o melhor canal de abastecimento para os clientes profissionais, revendedores e transformadores de alimentos, em um só lugar e com a melhor oferta”, explica o Diretor Nacional de Expansão do Makro, José León Rodríguez.
Com uma população de 200 mil habitantes, a cidade de Palmas chamou a atenção do Makro por ser o mais importante polo econômico de Tocantins, com um Produto Interno Bruto (PIB) que vem atraindo investidores de todo País. A capital se destaca no setor de serviços, com influência econômica e comercial em todo o estado, incluindo ainda Sul do Pará e do Maranhão. A rede pretende abastecer outras cidades da região, como: Araguaína, Arraias, Colinas, Gurupi, Miranorte, Miracema do Tocantins, Paraíso, Pedro Afonso e Porto Nacional.
Em Palmas, o Makro contará com fornecedores locais, como Café Paraíso, Pão da Hora, Água Santa Clara, Frango Norte, Laranja Dias, Brasgute Indústria de Laticínios, Multi Frutas, Carvão Brasa de Ouro, Agronatura, Boi Brasil, Arroz Santa Fé, Sorvetes Creme e Mel e Indústria de Gelo Cristalino, entre outros.
A instalação do Makro em Palmas é um avanço importante para a presença da companhia na Região Norte, que já conta com outras quatro lojas, duas em Manaus (AM), uma em Belém (PA) e outra em Porto Velho (RO).
Ao longo de sua trajetória, o Makro sempre teve como missão ser um canal eficiente para seus fornecedores na distribuição de produtos aos clientes profissionais: revendedores e transformadores de alimentos. “Com o lema Paixão por Servir, trabalhamos com dedicação na preservação da competitividade do pequeno e médio comerciante e do comércio local, pois acreditamos que isso é importante para a indústria e para a economia do país”, afirma Rubens Batista Junior, presidente do Makro no Brasil.
Braço de comércio de atacado do grupo holandês SHV Holdings N.V., o Makro foi fundado em 1968 e a primeira loja na América do Sul foi aberta no Brasil, em São Paulo, em 1972. A próxima inauguração está prevista para dezembro, em Rio Branco, Acre, que, com a de Palmas, será sexta loja na Região Norte.
Plano de Expansão
Em 2009, serão aplicados cerca de R$ 240 milhões para a abertura de 9 unidades. A rede busca fortalecer sua atuação em São Paulo e em outros Estados das Regiões Norte, Nordeste, Sudeste. “Acreditamos no Brasil e vamos manter nossa aposta de longo prazo, com investimentos em novas lojas, serviços e capacitação. Neste ano também vamos entrar no Acre, onde ainda não temos operação”, completa Rubens Batista Junior, presidente do Makro.
Sobre o Makro
Presente no Brasil há 37 anos, o Makro é líder no mercado de atacadista no sistema de auto-serviço e tem como objetivo ser o mais eficiente canal de abastecimento dos clientes profissionais, principalmente os revendedores e transformadores de alimentos, com a melhor oferta e o grande canal de distribuição para os fornecedores América Latina.
Parte do grupo holandês SHV, o superatacado possui hoje a maior cobertura do setor no território brasileiro, com 72 lojas (com a de Palmas), espalhadas em 24 estados (incluindo Tocantins), além do Distrito Federal, e trabalha com uma oferta de produtos desenvolvida especificamente para as necessidades de seus clientes, por meio de marcas líderes e de suas marcas próprias Aro, M&K, Baldaracci, Clean Line, Q-Biz e MK-Tech. Além disso, a companhia possui 69 restaurantes e 28 postos de combustíveis, espalhados pelo país. Para outras informações, acesse o site: www.makro.com.br.
Fonte: Assessoria de Imprensa Makro