Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Emerson Silva Stand da Fundação na Festa dos Estados em 2006 Stand da Fundação na Festa dos Estados em 2006

Pela sexta vez consecutiva o Estado do Tocantins foi convidado a participar da tradicional Festa dos Estados, que será realizada no período de 20 a 22 de novembro, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade Sarah Kubitschek, na Região Sul de Brasília. O evento apresentará o melhor de culinária, folclore, música e artesanato, além de promover os roteiros e pacotes turísticos dos estados brasileiros.

O Governo do Estado, por meio da Fundação Cultural, participará com um grande stand montado em local estratégico da festa, ao lado do palco central do evento. São 100 m² onde o artesanato tocantinense terá destaque especial. Três mil peças em capim dourado, jatobá, cerâmica, bucha, palha de buriti e material orgânico originário de Mateiros, Mumbuca, Ananás, Porto Nacional, Ponte Alta do Tocantins, Santa Tereza, Novo Acordo, Lagoa do Tocantins, Lizarda e do Povoado da Prata. Essas peças serão expostas e comercializadas durante os três dias da feira. O dinheiro arrecadado será repassado integralmente para as associações e artesãos. Outras peças de artesãos de Palmas e Taquaruçu confeccionadas em buriti, capim dourado, sementes, material orgânico, palha e bucha também serão expostas.

Além do artesanato tocantinense, também estará aberta para o público a exposição fotográfica, “Vivências e Sentidos”, composta por 20 obras, que detalha o patrimônio cultural do Estado, como as manifestações culturais, as comunidades indígenas e quilombolas, os costumes e os roteiros turísticos do Tocantins.

A abertura oficial acontecerá na próxima sexta-feira, 20, às 18h, com o desfile das delegações/estados. O presidente da Fundação Cultural do Estado, Sérgio Augusto Pereira Lorentino, participará do evento que é uma importante vitrine das riquezas culturais que o Tocantins apresenta com sua diversidade para o restante do Brasil e mundo.

A festa terá 35 tendas para estados e países, sete cervejarias, tendas musical, literária e turística, boutique, palcos para apresentações de grupos folclóricos, posto médico, camarotes, posto policial, banheiros químicos em um espaço de 50 mil m².

Fonte: Assessoria de Imprensa Fundação Cultural