Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Márcio Vieira

Foram cerca de dois quilômetros percorridos a pé pelo governador Carlos Henrique Gaguim, na manhã desta quarta-feira, 20, ao acompanhar a cavalgada que faz parte das comemorações de São Sebastião, no município de Paranã, a 350 quilômetros de Palmas. Na ocasião, Carlos Gaguim entregou uma viatura de polícia e anunciou uma série de benefícios para a comunidade local. Participaram do festejo autoridades como o secretário estadual da Educação e senador licenciado, Leomar Quintanilha, e o senador João Ribeiro, além de prefeitos da região.

“Nós vamos implantar aqui em Paranã a patrulha mecanizada para melhorar as estradas da zona rural. Já mandei que tragam pra cá duas máquinas para fazer o serviço. Já destinei dois carros para que fiquem permanentemente nas unidades da Adapec e do Ruraltins”, garantiu o governador, dizendo ainda que irá liberar recursos para a construção de uma praça e da sede do Ministério Público Estadual na cidade. Outra ação que Carlos Gaguim se comprometeu em ajudar foi na implantação de sinal de telefonia móvel no município.

O anúncio dos benefícios aconteceu logo após a cavalgada que reuniu cerca de 400 cavaleiros e amazonas. Em frente à Igreja São João Batista foi realizada missa solene em homenagem a São Sebastião, ministrada pelo Monsenhor Jones Pedreira, que aproveitou para também reivindicar. “Essa é umas das maiores manifestações culturais do Estado, que precisa de apoio. Aqui também temos 50 escolas rurais que precisam de mais atenção”, comentou o padre. O secretário estadual da Educação, Leomar Quintanilha, disse que a gestão de Carlos Gaguim será marcada pela valorização da educação, com a reforma, ampliação e construção de escolas em todo o Tocantins.

Festa

A devoção dos fiéis era evidente, no semblante de cada pessoa, a exemplo do lavrador do município, Amir Bispo da Costa, de 59 anos. “Sou nascido e criado aqui em Paranã e participo todos os anos. Hoje, a presença do governador é muito importante porque dá mais força para a nossa festa”, afirmou. A prefeita Edymêe de Cássia agradeceu a presença das autoridades do Governo do Estado e disse estar esperançosa com o apoio do Poder Executivo para a execução das obras que a cidade necessita.

Fonte: Secom