Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Na sessão da Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins desta terça-feira, 9, um dos principais assuntos dos deputados foi a caravana “Acelera Tocantins” promovida pelo Governador Carlos Henrique Gaguim (PMDB) na região sudeste do Estado.

O deputado Cacildo Vasconcelos (PP), que está em seu 4º mandato no Parlamento estadual, avaliou positivamente a viagem à região sudeste do Tocantins fazendo uma comparação com passado recente do Estado. De acordo com o parlamentar, “o que se via antes, era prefeito com pasta debaixo do braço, pedindo e não ganhando. Hoje, pede e ganha.”

Já o deputado Osires Damaso (DEM) relatou que a caravana do governador pode ter aceitação popular por “dar esperança” de melhorias nos setores públicos da região, mas que essa, ainda segundo Damaso, “foi uma ação eleitoreira“. Com relação à participação de parte dos deputados na Caravana (de 24, foram 12), o democrata afirmou que não há necessidade de se deixar a Casa vazia, e que apenas os deputados com representatividade no sudeste do Estado deveriam acompanhar a caravana pois somente estes tem capacidade de conseguir recursos para aquela população.

Partilhando desta visão, esta foi a justificativa do deputado Raimundo Moreira (PSDB) por não acompanhar o governador na caravana. De acordo com o parlamentar, ele não possui eleitores na região visitada pelo “Acelera” e que por isso não haveria necessidade de acompanhar Gaguim, mas que quando a caravana passar pelo Bico, ele irá. Moreira ainda comentou sobre a movimentação para as Eleições de 2010. O deputado disse que as conversas ainda estão começando, e que no momento, seu “compromisso é com o governo Gaguim, no que estiver correto”.