Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

A redução do Duodécimo às Câmaras de Vereadores do Estado gerou muitas discussões na reunião realizada no auditório da Assembleia Legislativa do Tocantins nesta manhã de quarta-feira, 10. O presidente da Câmara de Gurupi, Jonas Barros (PV), afirmou em entrevista ao Conexão Tocantins que no dia 25 de março, todos os trabalhos nas Câmaras irão parar. De acordo com Barros, as portas dos plenários serão “lacradas e ninguém vai trabalhar”.

O vereador disse ainda, que será elaborada uma carta de repúdio endereçada a 10 dos 11 políticos da bancada federal do Tocantins - apenas a senadora Kátia Abreu (DEM), que não assinou a redução, será poupada, além de documento solicitando, pelo menos, o adiamento da redução até 2012, ano em que o aumento do número de vereadores entra em vigor. Para o parlamentar, “ou os deputados federais e senadores aprovam o adiamento, ou não precisam mais contar com o apoio dos vereadores”.

O discurso de Jonas Barros destoou do tom mais moderado do presidente da União dos Vereadores do Tocantins - UVT, Gideon Soares (PMDB) que disse, antes da reunião, que o objetivo não era atacar deputados, ou senadores, e sim chegar a um consenso em relação ao posicionamento dos parlamentares municipais quanto à redução do duodécimo.