Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Mariana Di Pietro

Cumprindo agenda em Brasília nesta terça-feira, 2, o governador Carlos Henrique Gaguim reuniu-se com o presidente da Infraero - Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária, Murilo Marques Barbosa, para reiterar a internacionalização do Aeroporto Brigadeiro Lysias Rodrigues, em Palmas.

O governador afirmou que há empresários interessados em investir no Estado, mas que necessitam de melhor infraestrutura logística, e explicou que pretende reduzir os custos do aeroporto ao torná-lo ambientalmente econômico. “Quero fazer um aeroporto ecológico, o primeiro do mundo, e preciso da ajuda da Infraero. Temos condições de fazer, desse aeroporto, o primeiro ecologicamente correto do Brasil com lâmpadas LEDs e placas de energia solar”, propôs o governador.

O presidente sugeriu algumas recomendações na estrutura existente e afirmou que o convênio de viabilidade econômica, para implantação de um terminal de logística de carga no Tocantins, está em andamento e tem o apoio da instituição. “O entendimento com o governador foi excelente. É obrigação nossa atender e ajudá-lo ao máximo no desenvolvimento da área de Palmas”, afirmou o presidente da Infraero, que pretende visitar o Estado ainda neste mês.

Prodoeste

Em seguida, o governador esteve no Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão para acompanhar a solicitação do empréstimo de US$ 165 milhões, através do BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento, do qual a União será fiadora, para investimentos no Prodoeste - Programa de Desenvolvimento da Região Sudoeste do Tocantins.

O secretário adjunto de Assuntos Internacionais, Carlos Eduardo Lampert, informou que o processo está sendo analisado na STN – Secretaria do Tesouro Nacional para verificar a capacidade de endividamento do Estado. “Então, depois passaremos para o processo de negociação com o BID, depois à submissão do pleito ao Senado e, então, à assinatura do contrato e sua execução”, explicou Lampert.

Acompanharam o governador: o secretário de Representação, Carlos Patrocínio, o subsecretário de Representação, Evandro Campelo, o subsecretário de Recursos Hídricos, Anízio Pedreira, e o deputado estadual Sargento Aragão.

Fonte: Secom