Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

A Fundação Cultural do Tocantins está realizando serviços de limpeza e manutenção na área externa no Museu Histórico do Tocantins - Palacinho. Para a execução dos trabalhos de roçagem e podagem de árvores e plantas, a FCT contratou uma empresa especializada que deverá concluir os serviços ainda nesta semana.

O prédio está em fase final de restauração, numa parceria entre o IPHAN- Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e a Fundação Cultural do Estado. Após a entrega do prédio, reconhecido legalmente como bem de valor histórico, a FCT realizará ainda um novo trabalho museal, onde serão mantidas as mesmas temáticas e promovida à revitalização de alguns painéis.

O Museu

O Palacinho foi a primeira edificação construída em Palmas, no ano de 1989. A proposta inicial era utilizá-lo apenas para abrigar autoridades durante visitas às obras de construção da cidade. Mas com a antecipação da transferência da Capital provisória de Miracema do Tocantins para o local definitivo, o Palacinho foi adaptado para sediar a administração do Governo Estadual até que as obras do Palácio Araguaia estivessem concluídas.

A construção foi sede do Poder Executivo de 1º de janeiro de 1990 a 9 de março de 1991. Abrigou ainda a Casa Civil e a Casa Militar, as secretarias do Interior, da Comunicação e da Agricultura. Também serviu de residência oficial do governador.

Fonte: Assessoria de Imprensa Fundação Cultural