Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

O Tribunal de Justiça realizará nesta quinta-feira (08/04), às 15 horas, sessão solene em homenagem ao desembargador José Maria das Neves pelos relevantes serviços prestados ao Poder Judiciário do Tocantins. A solenidade será realizada na sala de sessões do Tribunal Pleno e contará com a participação da presidente do TJTO, desembargadora Willamara Leila, diversas autoridades do Estado, familiares e amigos do desembargador. Na ocasião, José Maria das Neves anunciará sua aposentadoria.

Mineiro de Tupaciguara, o desembargador integrou-se à magistratura de Goiás no final de 1981, quando foi nomeado por decreto do Tribunal de Justiça de Goiás para o cargo de juiz de direito da comarca de 1ª Entrância de Paranã, por ter sido habilitado em concurso público de provas e títulos, iniciando esta atividade em janeiro de 1982.

Numa carreira profícua, o magistrado foi juiz das comarcas de Araguatins, Araguaina, Xambioá e Filadélfia. Sendo nomeado desembargador do TJ-TO pelo decreto Governamental, nº 54, de 05 de novembro de 1989. Em fevereiro de 1993, tornou-se presidente do Tribunal, exercendo uma administração norteada pela consolidação da infra-estrutura da Corte. Assumiu a presidência do Tribunal Regional Eleitoral por três vezes (1989, 19997 e 2003). O desembargador exerceu também os cargos de corregedor-geral da Justiça do Estado e vice-presidente corregedor do TRE.

Fonte: Ascom Tribunal de Justiça