Para um aprendizado mais amplo da disciplina de Biologia, os alunos do ensino médio do Colégio Ulbra Palmas estão vivenciando, nesse bimestre, uma experiência inédita. “Oficinas de Práticas em Biologia” é uma parceria entre a escola e o estágio supervisionado em Biologia do curso de licenciatura em Biologia do Centro Universitário Luterano de Palmas (CEULP/ULBRA).
Segundo a coordenadora pedagógica do Colégio Ulbra Palmas, Adriana Maria, as oficinas de prática em Biologia "tem proporcionado diferentes e ricas experiências, no que se refere ao processo de ensino e aprendizagem”. Ela conta que diante do novo modelo de Enem e de educação crítica reflexiva, as práticas em biologia são importantes, pois desperta a curiosidade dos alunos, gerando assim, o desejo pela investigação.
De acordo com o funcionamento do projeto, cada série do ensino médio participa de duas oficinas (referentes ao seu ano). A aluna Luciana Molina, por exemplo, que cursa a primeira série “A” teve seu primeiro contato com o microscópio. Para a aluna, a experiência de manusear o aparelho pela primeira vez, foi marcante. “Consegui visualizar a epiderme da folha do feijão. Gostei muito”, disse.
Uma das idealizadoras do projeto, a coordenadora dos estágios, Leandra Lofego, ressalta que as aulas ministradas no complexo laboratorial do CEULP/ULBRA, são preparadas pelos próprios acadêmicos da Instituição. “Contamos com o apoio de 6 estagiários. Os mesmos, são os responsáveis pela preparação das aulas, pela avaliação do aprendizado e também pela produção de um relatório final”, disse.
A coordenadora fala ainda, sobre a importância dessa “ponte”, entre o Colégio Ulbra Palmas e o CEULP/ULBRA. “Trata-se de uma parceria entre duas instituições da mesma rede de ensino, a Ulbra. Espero que meus alunos (do curso de Biologia) tenham de fato, a vivência na docência, para assim entrar no mercado de trabalho, com mais competências e habilidades”, disse.
Fonte: Assessoria de Imprensa Ulbra