Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Divulgação

Para um aprendizado mais amplo da disciplina de Biologia, os alunos do ensino médio do Colégio Ulbra Palmas estão vivenciando, nesse bimestre, uma experiência inédita. “Oficinas de Práticas em Biologia” é uma parceria entre a escola e o estágio supervisionado em Biologia do curso de licenciatura em Biologia do Centro Universitário Luterano de Palmas (CEULP/ULBRA).

Segundo a coordenadora pedagógica do Colégio Ulbra Palmas, Adriana Maria, as oficinas de prática em Biologia "tem proporcionado diferentes e ricas experiências, no que se refere ao processo de ensino e aprendizagem”. Ela conta que diante do novo modelo de Enem e de educação crítica reflexiva, as práticas em biologia são importantes, pois desperta a curiosidade dos alunos, gerando assim, o desejo pela investigação.

De acordo com o funcionamento do projeto, cada série do ensino médio participa de duas oficinas (referentes ao seu ano). A aluna Luciana Molina, por exemplo, que cursa a primeira série “A” teve seu primeiro contato com o microscópio. Para a aluna, a experiência de manusear o aparelho pela primeira vez, foi marcante. “Consegui visualizar a epiderme da folha do feijão. Gostei muito”, disse.

Uma das idealizadoras do projeto, a coordenadora dos estágios, Leandra Lofego, ressalta que as aulas ministradas no complexo laboratorial do CEULP/ULBRA, são preparadas pelos próprios acadêmicos da Instituição. “Contamos com o apoio de 6 estagiários. Os mesmos, são os responsáveis pela preparação das aulas, pela avaliação do aprendizado e também pela produção de um relatório final”, disse.

A coordenadora fala ainda, sobre a importância dessa “ponte”, entre o Colégio Ulbra Palmas e o CEULP/ULBRA. “Trata-se de uma parceria entre duas instituições da mesma rede de ensino, a Ulbra. Espero que meus alunos (do curso de Biologia) tenham de fato, a vivência na docência, para assim entrar no mercado de trabalho, com mais competências e habilidades”, disse.

Fonte: Assessoria de Imprensa Ulbra