Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Divulgação

No último final de semana, 11 e 12 de junho, os participantes do 1º Encontro do Movimento Comunitário do Tocantins, organizado pela Federação das Associações Comunitárias e de Moradores do Estado (FACOMTO), aprovaram no final do evento várias notas de repúdio, dentre elas ao Governo do Estado pela ausência no evento.

Segundo a Assessoria de Imprensa da Facomto o governo enviou fax à organização do Encontro comunicando que o governador Carlos Henrique Gaguim (PMDB) seria representando pelo secretário de Governo, Carlos Braga, porém o mesmo não compareceu e nem justificou ausência, segundo o movimento. “Enquanto o governo do Estado gasta milhões em passagens áreas conforme dados da imprensa, além de 1 milhão só para feira do agronegócio de Gurupi, é negado ao Movimento Comunitário do Estado uma simples contribuição de R$ 500, 00 para vinda do palestrante de nossa confederação a CONAM”, desabafa Veneranda Rosa de Oliveira Elias, presidente da federação.

No encontro Estiveram presentes lideranças de Palmas e de várias cidades do interior como Gurupi, Dianópolis, Guaraí, Santa Rosa, São Sebastião, Colinas do Tocantins, Nova Olinda, Sampaio, Buriti, São Miguel, Carrasco Bonito, Augustinópolis, Esperantina, Axixá, Araguatins e Itaguatins, representando as regionais da federação.

Com uma delegação de 120 lideranças o encontro teve como ponto forte as reivindicações por mais políticas públicas na área de segurança, espaço de lazer e cultura para juventude, moradia e regularização fundiária das áreas irregulares em Palmas e interior, recuperação de estradas e construção de pontes para povoados e assentamentos do Estado, apoio às políticas de apoio a criança e adolescentes, fortalecimento e estrutura de trabalho para Conselhos tutelares, urbanização e ajardinamento das quadras distantes do centro de Palmas. Humanização e estruturação da saúde no Estado, repasse do patrimônio imobiliário da capital do governo do Estado para a Prefeitura de Palmas, apoio e fortalecimento da Policia Comunitária, dentre outros.

O encontro foi marcado pelos intensos debates em torno do verdadeiro papel da liderança comunitária no meio da sociedade, no sentindo de exercitar a plena cidadania e a ética sem precisar se atrelar a nenhum político, mas de fato representando sua comunidade com autonomia e compromisso social.

O Movimento Comunitário aproveitou a oportunidade para planejar ações nas regionais, motivar os participantes para o Congresso da Confederação Nacional das Associações de Moradores que acontecerá em maio de 2011 em São Paulo, além de planejar para setembro de 2011 o 1º Congresso da Facomto. “O Encontro foi um marco histórico para o Segmento Comunitário do Tocantins, esse foi o primeiro e a partir de agora a Facomto cumprirá o papel de promover a luta popular por melhorias das condições de vidas das comunidades de nosso Estado”, destaca Erivelton Santos, colaborador da Facomto

Da redação com informações Facomto