Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

O Tocantins conseguiu emplacar 3 representantes na Confederação Nacional das Associações de Moradores (Conam) durante o 11º Congresso da entidade realizado no mês passado durante a última quinzena do mês de maio na cidade de Praia Grande-SP.

Foram indicados para participar da Conam no cargo de diretora, a presidente da Federação das Associações Comunitárias e de Moradores do Tocantins (FACOMTO), Veneranda Rosa de Oliveira Elias. Já para o Conselho das Entidades Associadas à Conam (Conea) foram eleitos, Rudney Fonseca e Aldenir Cunha.

Aproximadamente duas mil entidades participaram do Encontro, com representação do movimento de todos os estados do Brasil. Do Tocantins participaram 30 delegados que defenderam temas como moradia e regularização fundiária, segurança pública, economia solidária, Sistema Único de Saúde, Educação e políticas públicas para juventude, idosos e mulheres. “Os delegados foram poucos, mas foram bastante participantes”, disse Veneranda Rosa.

Segundo a presidente da Facomto, com a participação na Conam, o Tocantins estará inserido no debate nacional tanto propondo projetos, quanto recebendo. Segundo Veneranda Rosa, também será possível, com a participação na entidade nacional, buscar recursos através de projetos de financiamentos para as associações comunitárias do Tocantins.

Ainda segundo a presidente da Facomto, a capital tocantinense, Palmas, possui hoje 193 associações comunitárias. Destas, apenas 63 estão devidamente regularizadas com certidões em nível municipal, estadual e federal, sendo que 48 são filiadas à Facomto.

Faerto

A presidente da Federação das Associações da Zona Rural (Faerto), Erenice Antunes, também participou do Congresso. A Faerto levou para os debates a preocupação com os jovens da zona rural que tem deixado o campo para vir para a cidade, muitas vezes se envolvendo com drogas e criminalidade devido à falta de oportunidades no mercado.

Sobre o tema drogas e criminalidade, a presidente da Facomto, Veneranda Rosa, afirmou que uma das metas é agregar as associações aos Conselhos de Segurança Pública, visando com isto contribuir para o combate e mesmo para tratamento dos dependentes químicos.

Atualizada às 09h50