Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

A Fundação Cultural do Tocantins realizará uma reunião com os técnicos que trabalham nos museus existentes no Estado, nesta quinta-feira, 17, das 8h às 12h e das 14h às 18h, na sala de reuniões da instituição.

O encontro tem como objetivo discutir a situação atual dos museus no Estado, bem como a Política Nacional de Museus e elaborar propostas que serão encaminhadas ao Instituto Brasileiro de Museus para serem discutidas e votadas na plenária nacional que acontecerá no 4ª Fórum Nacional de Museus, de 12 a 17 de julho de 2010, em Brasília, evento bienal que reflete, avalia e estabelece diretrizes para a Política Nacional e para o Sistema Brasileiro de Museus.

A Fundação Cultural mobilizou os técnicos que atuam nas unidades de memória existentes no Estado e a previsão é que a reunião conte com cerca de 10 participantes dos seguintes museus: Museu Histórico de Porto Nacional; Museu de Artes e Ciências de Aparecida do Rio Negro; Museu de Zoologia da Unitins de Porto Nacional; Museu Histórico de Dianópolis; Museu Histórico do Município de Natividade; YNY HETO -Museu dos Povos Indígenas da Ilha do Bananal, Javaé e Karajá, em Formoso do Araguaia; Memorial Histórico de Colinas do Tocantins; Casa de Cultura Pe. Josimo de Wanderlândia; Setor de Museus da Fundação Cultural de Palmas; Museu Histórico do Tocantins- Palacinho; Memorial Coluna Prestes, em Palmas; Casa de Memória de Taquaruçu, entre outros.

O encontro contribuirá para a valorização, a preservação e a fruição do patrimônio cultural tocantinense, o fortalecimento das instituições museológicas existentes, com a discussão e o diagnóstico das políticas desenvolvidas na área em todo o Estado.

Mais Bibliotecas

Dois novos municípios tocantinenses serão contemplados pelo Governo do Estado, por meio da Fundação Cultural, com a implantação e modernização de Bibliotecas Públicas Municiais. A equipe da FCT já está no município de Pedro Afonso, onde permanece até sábado, 19, para a instalação da unidade e realização do curso de capacitação de auxiliares, em parceria com a Petrobras, seguindo as diretrizes do Sistema Estadual de Bibliotecas.

No período de 21 a 25 de junho, a Fundação Cultural do Estado fará a implantação e modernização da Biblioteca Municipal de Oliveira de Fátima.

Os trabalhos são resultados da parceria firmada entre o Governo do Estado, por meio da Fundação Cultural, o Governo Federal, através da Fundação Biblioteca Nacional (FBN) e Prefeitura local. Cada biblioteca recebe da FBN kits com dois mil livros; computador com software de catalogação e empréstimo (winisis/isisemp biblivre); impressora; nobreak; TV 32”; circuladores de ar; aparelho de DVD; aparelho de som; mesas para leitor, mesa de trabalho; estantes com prateleiras. Após receber o Kit, os municípios devem entrar em contato com a FCT para que a mesma realize a implantação da unidade e a realização de cursos de capacitação de auxiliares.

Fonte: Assessoria de Comunicação Fundação Cultural