Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

O município de Miranorte foi mais um município tocantinense a aderir Protocolo Municipal de Prevenção e Controle do Uso do Fogo. A cerimônia de assinatura aconteceu nesta sexta – feira, 25, no auditório da prefeitura entre o Presidente do Naturatins – Instituto Natureza do Tocantins, Stalin Junior e o prefeito, Abrahão Costa Martins.

A formalização do protocolo faz parte de um documento que ressalta a atuação de cada entidade envolvida que se compromete, voluntariamente, a contribuir com a redução de incêndios no município, através de ações como: educação ambiental; formação de brigadas de combate a incêndios; realização de trabalhos de orientações sobre o uso correto do fogo, alternativas de preparo do solo e utilização de aceiros, entre outras.

A assinatura é resultado das reuniões de mobilização realizadas pelas técnicas da Coeda Coordenadora de Educação e Desenvolvimento Socioambiental do órgão, Zenaide Ramos, Nelma Mota.

“Mais um documento assinado prova que a preocupação do órgão em prevenir os incêndios florestais é constante. O órgão ambiental não trabalha sozinho, por isso a intenção de firmar parcerias com mais colaboradores para atuarem como multiplicadores ambientais na implementação de ações para a redução das queimadas na região.”, ressaltou o presidente do Naturatins, Stalin Júnior.

Na ocasião o prefeito, agradeceu a todos pelo envolvimento e falou sobre a importância do documento para o controle e combate do fogo no município. “A assinatura do protocolo representa o compromisso do município com as questões ambientais”, disse o prefeito.

Com a assinatura do termo, Miranorte é o 38º município aderir ao Protocolo do Fogo. Conforme os cronogramas de atividades da Coeda, também estão recebendo as visitas de mobilização e posterior implantação do Protocolo do Fogo os municípios de Tocantínia, Porto Nacional, Brejinho e Pequizeiro.

No dia anterior a assinatura do protocolo do fogo, nesta quinta-feira, 24 na sede da Prefeitura de Miranorte, as técnicas do órgão realizaram a primeira reunião para mobilização para implantação do FELC-TO - Fórum Estadual Lixo e Cidadania com entidades técnicas e apoiadores que atuam em áreas relacionadas à gestão do lixo urbano e na área social. A reunião teve o intuito de realizar uma discussão sobre sensibilização, capacitação e apoio técnico para a gestão de resíduos no município.

Protocolo do Fogo

O Protocolo Municipal de Prevenção e Controle do Uso do Fogo, criado em agosto de 2005, é uma das ações do Naturatins que busca parcerias entres os representantes de diversos segmentos sociais para a realização de trabalhos conjuntos na prevenção e controle de incêndios florestais.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ Naturatins