Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Antônio Gonçalves

Foto: Antônio Gonçalves

A partir das 9h, desta terça-feira, 20, na sala de reuniões do Paço Municipal, o prefeito Raul Filho assina decreto que institui o Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI) no âmbito da administração pública municipal.

Elaborado pela Diretoria de Tecnologia da Informação, órgão da Secretaria de Planejamento e Gestão de Palmas (Seplag), o plano tem por objetivo modernizar as ações da Prefeitura, para melhor servir a demanda da sociedade.

Na ocasião, serão apresentadas propostas que buscam a excelência na gestão da Tecnologia da Informação, com foco em resultados e eficiência na prestação de serviços. A agenda será composta de argumentos técnicos e, principalmente, de uma proposta para conscientizar as pessoas da importância da mudança.

“Instituindo o Plano Diretor de Tecnologia da Informação do município, o prefeito Raul Filho estará conquistando mais um marco na sua gestão”, avaliou Alcídio Fernandes, Diretor de Tecnologia da Informação da Seplag.

No evento serão lançados vários projetos dentre eleso  projeto de “Tecnologia da Informação_Verde”  que visa a aplicação de novas práticas e medidas por parte da Prefeitura de Palmas que colaborem com o meio ambiente. Por exemplo, a idéia é que, em longo prazo, todos os monitores sejam substituídos por monitores de LCD, gerando assim uma economia de mais de 50% na energia elétrica.

Segundo Alcídio Rodrigues o “TI_Verde” é na verdade uma mudança cultural, e poderá também reduzir o consumo de papel, a emissão de CO2 e até promover a reciclagem do lixo eletrônico, que atualmente não tem um destino certo. “Por meio do projeto queremos criar um pólo de reciclagem para esse lixo eletrônico que causa tantos danos ao meio ambiente. Teremos um local correto para ele”, disse o diretor.

 Outro projeto é o Palma Antenada, Cidade Digital. Fazer de Palmas uma cidade digital, esta é a principal idéia deste projeto. Por meio deste projeto, a capital do Tocantins se tornará mais moderna e também levará internet gratuita para população via ondas de rádio com a internet sem fio.

Algumas secretarias, o próprio Paço Municipal e alguns setores de Palmas já se beneficiam com esta tecnologia. Ainda segundo Alcídio Rodrigues, no setor Taquari a associação do bairro já conta com computadores e internet sem fio, o que oportuniza a inclusão digital da comunidade.

O diretor informa que até o final de 2010, a meta é que todo o Plano Diretor e os arredores da Capital estejam favorecidos com a nova tecnologia. O projeto é uma parceria da Prefeitura de Palmas com a empresa SSPNet Brasil.

Construção do Centro

Na oportunidade, Raul Filho também assina ordem de serviço para a construção do Centro de Tecnologia da Informação (CETIPA).

O CETIPA será construído com verbas do Programa Nacional de Apoio à Modernização da Gestão Administrativa e Fiscal dos Municípios Brasileiros (PNAFM) e terá cerca de 400m².

O Centro, ficará localizado ao lado do Paço Municipal e contará com uma Sala de Treinamento com capacidade para 35 pessoas; Data Center: local onde ficarão os servidores e toda a estrutura física da prefeitura; Salas de Desenvolvimento de Sistemas, de Gerenciamento de Redes, de Apoio, de Manutenção e local para um grupo gerador de energia.

Da redação com informações da Ascop