Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

O Governo do Estado do Tocantins, através da Secretaria da Cidadania e Justiça, deverá reinaugurar, em um prazo de 90 dias a contar da abertura da licitação para a parte de automação, as instalações da Unidade Prisional Barra da Grota, no município de Araguaína. A licitação acontecerá no dia 3 de agosto.

A obra tem um investimento de cerca de R$ 9 milhões. Após a conclusão, a Unidade Prisional Barra da Grota terá capacidade para abrigar até 420 detentos, com áreas próprias para a execução de atividades laborais, de lazer e de educação profissional. Nos próximos dias, será finalizada a primeira fase das obras, que inclui as instalações físicas do presídio, como a recuperação de celas, instalações hidráulicas e sanitárias, esquadrias, pisos e pinturas.

Com essa primeira etapa concluída, resta apenas a automação das instalações. “Esse é um procedimento complexo, que requer a contratação de uma empresa especializada em automação de presídios, por isso precisamos de três meses para conclusão dos trabalhos”, explicou o secretário de Cidadania e Justiça, Carlos Alberto Dias de Moraes.

O secretário também explica que, até que o local seja reinaugurado, os presos que estavam no local permanecerão nas unidades para onde foram transferidos. “Realizamos a redistribuição dos presos que estavam na Barra da Grota em dezembro de 2009, quando o local foi destruído por uma rebelião. Mas estamos fornecendo todas as condições, tanto humanas quanto materiais, para que as unidades que receberam os presos possam atuar com segurança”, afirma Moraes.

Ainda de acordo com o secretário, a Unidade Penal de Gurupi, para onde foram enviados 80 presos no último sábado, 17, está sendo equipada com 80 novos colchões, duas viaturas e 8 agentes prisionais. Todo o reforço já está a caminho de Gurupi.

Ressocialização

De acordo com a Secretaria de Cidadania e Justiça, um novo sistema prisional vem sendo trabalhado no Tocantins. “Entendemos que apenas a prisão não recupera os reeducandos e, por isso, estamos implantando um novo sistema de ressocialização. Os presos têm acesso ao trabalho (em convênio com empresas privadas), à educação, por meio de parceria com a Unitins e Secretaria da Educação, e a cidadania, mudando a forma de tratamento com os reeducandos”, explica o titular da pasta.

Fonte: Secom